Projeto da Resex Marinha de Soure recebe premiação

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 28/01/2014
O projeto "Manguezal: conhecendo e protegendo", desenvolvido pela equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Reserva Extrativista (Resex) Marinha de Soure em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Soure e a Universidade Federal do Pará (UFPA), recebeu o segundo lugar como melhor trabalho de extensão durante a II Semana da Biologia do campus universitário da UFPA de Soure (PA).

O foco da atividade é a realização de ações de educação ambiental para a proteção do manguezal, principal ecossistema desta unidade de conservação (UC). O projeto se desenvolve em duas etapas, sendo uma palestra na sala de aula e trilha interpretativa na praia da Barra Velha, onde o aluno pode visualizar uma faixa de mangue em diversos estágios de conservação.

Em 2013 o projeto atendeu cerca de 140 alunos de escolas públicas do município de Soure, com faixa etária de 8 a 12 anos, do 5" e 6" ano. O planejamento do projeto, entretanto, teve que ser paralisado no final do ano passado devido às péssimas condições da trilha instalada na referida praia, exigindo o cancelamento do atendimento à algumas turmas pré-agendadas.

No mês de dezembro, como forma de registro e geração de conhecimento, toda a trajetória do projeto foi sistematizada e apresentada como trabalho científico pela estagiária do ICMBio-Soure, Lidivani Silva, para a comunidade acadêmica durante a II Semana de Biologia do campus da UFPA em Soure.

O projeto, que conta com apoio voluntário de alunos da universidade, vem se destacando entre as ações desenvolvidas pelo ICMBio-Soure, sendo percebido como modelo de projeto de educação ambiental no município. Para a equipe gestora da Resex, o projeto representa uma oportunidade de melhorar a relação entre o órgão e a população local, demonstrando os objetivos do trabalho da instituição na região e agregando novos atores à gestão da UC. Já segundo Lidivani, "foi gratificante notar que o trabalho desenvolvido foi reconhecido como muito importante para o município e para a formação de responsabilidade ambiental na vida das crianças".

Para o ano de 2014 a proposta do projeto é fortalecer o grupo de voluntários para abranger outras escolas do município. Para isto, é fundamental a revitalização da trilha da praia da Barra Velha, visando oferecer condições seguras para desenvolvimento da atividade junto às crianças.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4632-projeto-da-resex-marinha-de-soure-recebe-premiacao.html
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Marinha de Soure
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.