Agentes da ESEC Mata Preta promovem Operação Erva Daninha

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 24/03/2014
A Estação Ecológica (ESEC) Mata Preta realizou em Abelardo Luz, município de Santa Catarina, neste final do mês de fevereiro, Operação intitulada 'Erva Daninha'. O objetivo foi verificar o cumprimento da legislação em vigor(Decreto 5.950, de 31 de outubro de 2006 e Lei 11.460, de 21 de março de 2007), que não permite o plantio de soja geneticamente modificada em uma faixa de 500 metros em torno de unidades de conservação (UC). Esta foi a terceira operação desse tipo realizada na UC nos últimos quatro anos.

A equipe de fiscalização contou com os analistas ambientais da ESEC e com colegas do Parque Nacional (Parna) de Brasília e do Refúgio Vida Silvestre (RVS) dos Campos de Palmas. Após a fase de reconhecimento de campo, em que a os agentes de fiscalização visitaram todas as propriedades localizadas no entorno da UC no inicio de fevereiro, na sequência eles coletaram 27 amostras nos plantios de soja localizados, seguindo o protocolo que estabelece coleta em três pontos, com uma distância aproximada de 50 metros entre eles.

A novidade nesta operação foi a utilização de testes rápidos para detecção de soja transgênica, fornecidos pela Coordenação de Biosegurança do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A partir desse tipo de teste, feito utilizando-se um laboratório adaptado na própria Sede Conjunta das unidades de conservação localizadas em Palmas, no Paraná, foi possível verificar rapidamente a ocorrência de soja geneticamente modificada e tomar as medidas cabíveis.

Mas ficou evidente o respeito à legislação por parte dos proprietários do entorno da ESEC Mata Preta, pois nos 27 plantios fiscalizados, apenas um apresentou soja transgênica. Comparando-se com as operações anteriores percebe-se o aumento da conscientização. Em 2011 foram nove plantios e em 2012 apenas três com detecção de soja transgênica.

Desde 2009 a equipe da ESEC Mata Preta tem feito visitas, conversado e distribuído material de divulgação entre proprietários de terras, produtores rurais, cooperativas, sindicatos e bancos financiadores com objetivo de conscientizar os envolvidos na cadeia produtiva da soja sobre as áreas onde há proibição de plantio de soja transgênica e sobre a importância da unidade de conservação nesse processo.


http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/4755-agentes-da-esec-mata-preta-promovem-operacao-erva-daninha.html
UC:Estação Ecológica

Related Protected Areas:

  • UC Brasília (PARNA)
  • UC Mata Preta
  • UC Campos de Palmas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.