Deputado cobra fiscalização da Sema para combater invasão de parque em Chapada

Assembleia Legislativa de Mato Grosso - http://www.al.mt.gov.br - 12/06/2014
O deputado estadual Alexandre Cesar (PT) apresentou indicação ao secretário de Estado de Meio Ambiente, José Lacerda, cobrando fiscalização de forma contundente no Parque Estadual da Quineira, localizado no município de Chapada dos Guimarães.

O parlamentar recebeu a denúncia de moradores da cidade de que a unidade de conservação está sendo invadida. Eles relatam ainda que no local está sendo construído um empreendimento privado que tem causado a devastação do parque.

O deputado relata ainda que os moradores já fizeram denúncia ao Ministério Público Estadual, à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e até registraram um boletim de ocorrência na delegacia local.

O parlamentar destaca que o Parque Estadual da Quineira abriga a nascente do rio que abastece a cidade. De acordo com a lei de estadualização do parque, o parque constitui a área denominada Cabeceira da Ponta do Capão, além de terrenos contíguos à cabeceira que margeiam, de ambos os lados, o córrego Prainha, até a Rua Vereador José de Souza, passando pela piscina pública.

A unidade de conservação fica localizada no centro de Chapada dos Guimarães, e foi estadualizado pela Lei 8.615, em 2006, com o objetivo de proteger os recursos naturais, especialmente o abastecimento de água para aquela municipalidade e manter a integridade do parque.



http://www.al.mt.gov.br/TNX/imprime.php?cid=41284&sid=277
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Quineira
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.