G1 - http://g1.globo.com/ - 29/12/2014
Um incêndio de grande proporção atingiu o Parque Estadual de Itaúnas, neste domingo (28). O fogo foi identificado por funcionários do parque no início da tarde, mas só conseguiu ser controlado pelo Corpo de Bombeiros na madrugada desta segunda-feira (29). Durante a noite, moradores de algumas casas chegaram a deixar as residências com medo do local ser atingido pelas chamas. Não há informações sobre feridos. Uma equipe do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) faz o monitoramento da área.
O gestor do parque, Gustavo Adolfo Braga da Rosa, explicou que ainda não se sabe o tamanho exato da área destruída. Apesar de ter sido controlado, ainda há focos de incêndio no local. Funcionários e bombeiros vão continuar trabalhando durante toda esta segunda-feira.
"É um incêndio constatado em área de várzea da planície de inundação do rio Itaúnas, uma área que está bem seca, que faz com que o fogo se alastre com grande rapidez. O fogo avançou pela madrugada e beirou diversas áreas de construção, mas a informação é que nenhuma moradia foi destruída. Ainda nesta segunda, os bombeiros vão continuar os trabalhos para que não haja mais risco de avanço", explicou.
Ainda segundo Gustavo, uma área de camping foi atingida. "Não temos informações de feridos. Mas como a área afetada é muito rica, sabemos que temos uma grande perda de fauna e flora locais. Uma grande perda para a região", disse.
Gustavo também explicou que as causas do incêndio ainda não foram investigadas e que as apurações dos bombeiros só irão começar quando o fogo for totalmente controlado.
http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2014/12/incendio-atinge-vegetacao-do-parque-estadual-de-itaunas-no-norte-do-es.html
UC:Parque
Related Protected Areas:
- UC Itaúnas
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.