Parque Estadual Sumaúma reabre em fevereiro com oito ambientes temáticos em Manaus

A Crítica - http://acritica.uol.com.br/ - 25/01/2015
Onças-pintadas, jacarés-açu, araras, macacos-prego e diversos personagens do lendário amazônico ganharam um novo e grandioso lar e poderão ser vistos de perto pela população a partir de fevereiro. No próximo dia 6, o Parque Estadual Sumaúma será reaberto com oito ambientes temáticos distribuídos em uma área de 52 hectares no bairro Cidade Nova, Zona Norte. Nessa nova fase, o espaço contará com uma surpresa de 15 metros de altura: a recriação de uma samaumeira, onde visitantes poderão ter acesso ao topo.

Com um investimento de R$ 2 milhões, as obras no parque duraram cerca de seis meses desde o projeto até a execução, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS). Os elementos de decoração, que prometem ser a grande atração tanto para crianças quanto para adultos, foram confeccionados por artistas de Parintins e têm o objetivo de homenagear a fauna, flora e mitologia existente na região amazônica.

De acordo com a titular da SDS, Kamila Amaral, a revitalização do parque possui três focos principais. "O objetivo é allertar para a conservação da floresta, mas principalmente a valorização dela. Muita gente sabe o que é açaí e já comeu, mas não conhece um açaizeiro, por exemplo. A vinda ao parque irá também gerar conhecimento, além de estarmos fazendo o monitoramento ambiental dessa área, que é habitada principalmente por sauins-de-coleira, espécie que corre risco de extinção".

Com sete quilômetros de trilhas e academia ao ar livre, a área também terá a venda de café da manhã. Crianças poderão ter acesso a informações sobre a importância da preservação em bibliotecas infantis dentro do parque. Um palco que remete à cúpula do Teatro Amazonas irá receber shows e apresentações.

Segundo a secretária estadual de Meio Ambiente, 26 agentes ambientais voluntários serão responsáveis por guiar visitantes, os quais também irão se orientar por meio de placas informativas. A inauguração do parque, inclusive, está prevista para ocorrer no Dia do Agente de Defesa Ambiental, celebrado em 6 de fevereiro.

Visão privilegiada 'do alto'

O vento da mata é mais intenso e deixa o clima agradável no topo da "Árvore da Vida", a 15 metros acima do chão. Essa sensação poderá ser desfrutada por visitantes que desejarem subir até as folhas da samaumeira por meio de uma escada, instalada dentro do "tronco" da árvore. A construção, coberta por cimento e fundada a três metros do solo, irá possibilitar a sete pessoas por vez uma visão privilegiada do Parque Estadual.

A paisagem já se tornou comum para o contador Antônio Ferreira, 39, que consegue enxergar a "árvore da vida" do terceiro andar da academia que está construindo na rua 47, no bairro Cidade Nova 1. Morador da área há 20 anos, ele conta que o Parque Estadual é "raro" por unir um bairro populoso como a Cidade Nova ao frescor de uma floresta nativa. "É cada vez mais difícil ter um local assim, principalmente em área urbana. De vez em quando aparecem aqui araras e periquitos, e acabamos convivendo com eles. É importante valorizar isso", disse.

Segurança

Depredado no ano de 2014, o Parque Sumaúma ganhou câmeras de vigilância e segurança 24h. Conforme a SDS, o local contará ainda com conexão via WiFi e um valor de visitação ainda deverá ser definido pelo órgão. Segundo a secretaria, a renda será totalmente inserida na manutenção do local, que é uma Unidade de Conservação.



http://acritica.uol.com.br/amazonia/Parque-Estadual-Sumauma-tematicos-Manaus_0_1291070919.html
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Sumaúma
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.