Caúna, tapiá e suçuarana são atrações do Parque Estadual Rio da Onça

Agência de Notícias do Paraná - http://www.aen.pr.gov.br/ - 23/01/2015
O Parque Estadual Rio da Onça, em Matinhos, é mais uma opção de lazer para os turistas que passam o verão no Litoral paranaense. A Unidade de Conservação, criada em 1981, é gerenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e possui grandes belezas naturais, sendo um dos últimos remanescentes da Mata Atlântica do país.

Desde o início da Operação Verão 2015 o parque já recebeu mais de 300 turistas. "As visitas ao Parque Estadual Rio da Onça, assim como das outras Unidades de Conservação, vem crescendo ano a ano e as operações de verão tem auxiliado muito nessa divulgação", afirma o gerente da Unidade de Conservação, Aneuri Moreira de Lima.

TRILHAS E MIRANTES - Entre os atrativos estão as trilhas, as pontes elevadas e o mirante, onde é possível observar a formação das copadas das árvores. A flora é composta por diversas espécies que sobressaem no interior do parque como, por exemplo canelinha, caúna, cupiúva, jacarandá, tapiá e mangue do mato.

A fauna no local também é bastante diversificada, algumas pesquisas de campo registraram a existência de mais de 25 espécies de répteis e 19 anfíbios. Entre eles lagarto, mão pelada, suçuarana e tatu.

PARQUE ESCOLA - A Unidade de Conservação também oferece programas voltados para a educação ambiental durante todo o ano. O objetivo é desenvolver ações incentivando a prática correta do convívio com o meio ambiente para com o desenvolvimento social, ou seja, motivar a sustentabilidade.

Uma dessas atividades é o Programa Parque Escola, uma parceria entre IAP, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e a Secretaria de Estado da Educação. O objetivo promover aulas práticas de educação ambiental para estudantes de 6o e 7o anos de escolas públicas.

Ao visitarem o parque, os alunos participam de atividades dinâmicas, somadas a jogos de educação ambiental, que garantem de vivência e contato com o meio ambiente.

A Unidade de Conservação também serve como um laboratório ao ar livre para pesquisas científicas e atrai muitos estudiosos de diversas universidades que analisam diferentes aspectos da biodiversidade local. "O parque também é muito procurado por estudantes para desenvolver pesquisas cientificas", afirma o gerente Aneuri Moreira de Lima.

SERVIÇO:

Localização: 600 metros da praia. Acesso pela PR 412, Balneário Riviera II.
Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, inclusive feriados das 8h as 11h30 e das 13h30 às 17h.
Contato: (41) 3453-2472
O uso das imagens do Parque para fins comerciais só é permitido com autorização do IAP.
Para mais informações acesse o site www.iap.pr.gov.br



http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=82867&tit=Cauna-tapia-e-sucuarana-sao-atracoes-do-Parque-Estadual-Rio-da-Onca
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Rio da Onça
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.