Animais silvestres apreendidos sofrem com barulho de carros no RJ

G1 - http://g1.globo.com/ - 03/03/2015
Muitos animais silvestres que sofrem maus tratos e acabam apreendidos são levados para uma unidade de tratamento em Seropédica, na Baixada Fluminense. O problema é que esse centro fica ao lado do Arco Metropolitano e o barulho dos carros tem alterado o comportamento dos bichos, como mostrou o RJTV.

Nos viveiros, os tucanos estão reaprendendo a voar. O Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas) em Seropédica tem quase dois mil animais apreendidos em operações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama).

O Cetas foi construído no coração da Floresa Nacional Mario Xavier, lugar ideal para a reabilitação dos bichos, que tem a chance de voltar pra natureza. Mas desde que o Arco Metropolitano foi construído, uma rodovia de duas pistas que corta o interior do estado dividiu a floresta, e agora o canto dos pássaros se mistura ao ruído dos motores.

Segundo Taciana Sherlock , veterinária do Ibama, os animais silvestres são animais que precisam passar por um processo de desumanização. "Quanto mais longe, e mais afastado, e mais sossegado é o local, melhor para eles, no sucesso de reabilitação deles em vida livre", disse a veterinária.

O Cetas passou por reforma para amenizar o problema. Paredes e portas foram reforçadas para garantir o isolamento acústico. Mesmo assim, o barulho centro do local é muito grande porque carros e caminhões passam a menos a menos de 50 metros. O licenciamento ambiental dessa estrada só foi concedido com a promessa de construir um novo centro numa região protegida, mas nunca saiu do papel.

A licença para a construção da rodovia, com o compromisso de construir um novo Cetas é de junho de 2008. Em nota, a Secretaria de Obras do Estado do Rio disse que, em 2010, chegou a contratar uma empresa para a construção do novo Cetas, mas a licitação foi anulada porque o Instituto Chico Mendes, responsável pela gestão da Floresta Nacional, discordou do local indicado.

Ainda de acordo com a secretaria, uma nova licitação está em andamento e as obras devem começar no segundo semestre. O Instituto Chico Mendes não comentou o caso.

Confira o vídeo na notícia original.



http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/03/animais-silvestres-apreendidos-sofrem-com-barulho-de-carros-no-rj.html
Biodiversidade:Fauna

Related Protected Areas:

  • UC Mário Xavier
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.