XI Reunião do Conselho Deliberativo da RESEX do Baixo Juruá (AM) define prioridades e Plano de Ação da UC

ARPA - http://programaarpa.gov.br - 11/05/2015
Nos dias 25 e 26 de abril, aconteceu a XI Reunião do Conselho Deliberativo da RESEX do Baixo Juruá (AM). Estiveram presentes 51 participantes, incluindo dez comunidades residentes na Unidade de Conservação (UC) e entorno e 55 instituições locais e regionais. A Plenária do Conselho foi realizada na Câmara de Vereadores de Juruá e teve a presença de 15 das 17 representações que a compõem. O encontro teve como pauta a elaboração do Plano de Ação do Conselho (2015); Priorização de atividades no Planejamento da UC (2015); Manejo Florestal; Ocupação indígena no Igarapé Juruapuca; Atendimento da RESEX no Programa Luz Para Todos; Conservação de Quelônios; Acompanhamento técnico da pesca manejada do Pirarucu na RESEX; Reforma das casas construídas com financiamento do INCRA; Doação de terreno para a Usina de Extração de Óleos Vegetais; e pesquisas em andamento na RESEX.

Entre os principais resultados dos trabalhos realizados, durante os dois dias de trabalho, estão: matriz de prioridades da RESEX, com dez ítens; o Plano de Ação do Conselho, com definição de metas, atividades e cronograma de ação dos Grupos de Trabalho; a aprovação de áreas para o Manejo Florestal Comunitário, a ser realizado conforme a Instrução Normativa do ICMBio Número 16 de 04/08/2011; a definição de estratégias de ação para a conservação de quelônios, incluindo vigilância comunitária, monitoramento e fiscalização; e a deliberação de ações a serem realizadas pelo órgão gestor da UC e instituições parceiras para viabilizar o atendimento das comunidades pelas principais políticas públicas direcionadas a Saúde, Educação, Energia, Cadastro de Moradores e Habitação. A atividade contou com recursos do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA).



http://programaarpa.gov.br/noticias/xi-reuniao-do-conselho-deliberativo-da-resex-do-baixo-jurua-am-define-prioridades-e-plano-de-acao-da-uc/
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Baixo Juruá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.