Acre investe na observação de pássaros para atrair turistas

Portal Amazônia - http://portalamazonia.com - 26/05/2015
Acre tem aproximadamente 700 espécies identificadas no estado. Parque Estadual Chandless é uma área rica em diversidade de ave-fauna


A prática da observação de pássaros (birdwatching) é uma atividade que ganha espaço para fins científicos e hobby. Em algumas regiões é considerada uma alternativa de ecoturismo. O Brasil é o segundo País com a maior diversidade de pássaros. De acordo com o levantamento realizado pelo Comitê Brasileiro de Registro Ornitológico, em 2014, existem mais de 1,9 mil espécies de aves no país. E o Acre tem aproximadamente 700 espécies identificadas no estado.

A unidade de conservação em que está situado o Parque Estadual Chandless é uma área rica em diversidade de ave-fauna. Por ter uma expressiva presença de bambu, o Chandless abriga espécies de aves próprias da vegetação. Além das unidades de conservação, as Áreas de Proteção Ambiental (APA) também são locais ideais para "passarinhar", como é popularmente conhecida a observação de pássaros.

A APA do São Francisco foi o local escolhido por dois biólogos de Porto Velho para observar aves. Glauko Correa e Erunaiá Pereira são ornitólogos e acreditam que o Acre é um estado com grande potencial para observação de pássaros. "No Brasil todo se criou uma grande expectativa em relação à Região Norte. Aqui no Acre, especificamente, a biodiversidade é fantástica e pouco explorada", afirmou Glauko.

Para Ricardo Plácido, biólogo e coordenador da APA do São Francisco, a atividade pode ganhar potencial turístico e gerar renda às populações tradicionais que habitam áreas de fácil observação. "Esse tipo de atividade necessita de áreas conservadas, então é uma forma de turismo sustentável", explicou.

Global Big Day

Em maio o Acre foi um dos participantes brasileiros, pela primeira vez, do Global Big Day, um evento internacional que convoca observadores de aves do mundo inteiro, para identificar espécies diferentes e compor um banco de dados.



http://portalamazonia.com/noticias-detalhe/turismo/acre-investe-na-observacao-de-passaros-para-atrair-turistas/?cHash=9af845ab8799fa424cf1aaec49734915
Turismo Ambiental

Related Protected Areas:

  • UC Chandless
  • UC Igarapé São Francisco
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.