Perobas inicia projeto "Conhecendo os Rios da Reserva"

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 30/06/2015
Jovens se interessaram pela conservação dos recursos naturais


Alunos do ensino médio do Colégio Duque de Caxias participaram da primeira coleta de água em campo promovida graças ao Projeto "Conhecendo os Rios da Reserva", realizado na Reserva Biológica das Perobas - Unidade de Conservação federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) localizada no Paraná. A atividade foi realizada este mês, em Tuneiras do Oeste (PR).

O objetivo da iniciativa é monitorar a qualidade da água dos rios que nascem na reserva ou nela entram. A atividade incluiu coletas e análises físico-químicas da qualidade da água do rio selecionado. Este ano estão sendo avaliados os ribeirões Saquarema e Boa Esperança.

"O projeto busca subsídios para definir ações de manejo e práticas conservacionistas dos recursos naturais, além de integrar a população da região à conservação da natureza", afirmou Carlos De Giovanni, chefe da reserva.

Para realização da coleta, os alunos receberam equipamentos de proteção individual (EPIs), como macacões e perneiras, e realizam todo o trabalho, desde a coleta da água até as análises nos laboratórios das escolas, usando kits didáticos de análises fornecidos pela empresa Alfakit.

As atividades de campo foram acompanhadas e orientadas por analistas ambientais da reserva, enquanto o trabalho laboratorial contou com a orientação de professores das disciplinas Química e Biologia.

Análise da água coletada

Dentre os parâmetros físico-químicos avaliados estavam os níveis de nitrito, nitrato, fósforo, enxofre, além do pH e da temperatura da água. Também foi feita uma descrição física do rio, listando-se características como tipo de leito, velocidade do fluxo, largura, profundidade, transparência e presença de macrófitas aquáticas.

Os alunos também fizeram uma avaliação das condições ambientais no entorno dos rios selecionados, usando para isso imagens de satélite e observações em campo. Anotaram-se o tipo de cobertura do solo nas margens e no entorno - agricultura, pecuária, floresta - e a presença de infraestrutura - como pontes, estradas e barragens.

Os resultados serão debatidos em reuniões dos alunos com as professoras que orientam o projeto e com analistas ambientais da Reserva Biológica das Perobas, buscando identificar eventuais problemas e propor soluções.

Durante o ano será construído um diagnóstico de qualidade ambiental com base nos resultados das análises. "Além disso, despertam-se nos jovens o interesse pela investigação científica e maior percepção e consciência da importância dos recursos naturais", destacou Carlos.

O projeto "Conhecendo os Rios da Reserva", desenvolvido desde 2014, é uma iniciativa do ICMBio, por meio da Reserva Biológica das Perobas, e dos colégios Duque de Caxias e Almirante Tamandaré, de Tuneiras do Oeste. Neste ano, a iniciativa conta com o suporte financeiro do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6871-perobas-inicia-projeto-conhecendo-os-rios-da-reserva.html
UC:Reserva Biológica

Related Protected Areas:

  • UC Perobas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.