Plano de prioridades para reabertura do Parque da Serra Azul será apresentado dia 30

Cenário MT - http://www.cenariomt.com.br - 21/07/2015
Reunião foi articulada pelo deputado Max Russi junto à Sema, após reivindicações de autoridades de população local


O deputado estadual Max Russi (PSB) e o coordenador de Unidade de Conservação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Alexandre Batistella, se reunirão no próximo dia 30 com autoridades de Barra do Garças para apresentar um plano de prioridades de ações para reabertura do parque estadual da Serra Azul. A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira (21) em encontro com o parlamentar e a secretária Ana Luiza Peterlini.

Para Max Russi, o interesse da titular da pasta vai ao encontro da população de Barra do Garças e região que clama pela reabertura do parque, um dos principais pontos turísticos do Estado. "Estive no Município e todos, sem exceção, prefeito, vereadores, secretários e moradores me fizeram a mesma cobrança, que é a reabertura do Serra Azul", pontuou Max, garantindo que a reabertura do parque tornou-se uma prioridade para a Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Assembleia Legislativa, a qual é presidida pelo parlamentar.

Batilstella adiantou a Max que a reabertura será feita gradativamente. "Vamos implantar ações gradativas e pontuais. Vamos analisar a possibilidade de já liberar a rampa de vôo livre e, posteriormente, após atendidas algumas recomendações do Ministério Público, liberar a estrada que dá acesso ao Mirante do Cristo e também a escadaria da fé. O acesso as cachoeiras será a ultima etapa, por haver a necessidade de um maior investimento em infra-estrutura e mesmo de pessoal, para garantir a preservação do parque".

O parque foi fechado por decisão administrativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), que seguiu uma recomendação do Ministério Público Estadual (MPE). A recomendação se reportava às queimadas de 2014 e está sendo mantida para cobrar a implantação de um plano de manejo. Peterlini fez questão de ressaltar, no entanto, que o MPE tem sido o principal parceiro do Estado, contribuindo diretamente para as melhorias do ponto turístico, inclusive com recursos financeiros próprios da instituição.



http://www.cenariomt.com.br/noticia/460658/plano-de-prioridades-para-reabertura-do-parque-da-serra-azul-sera-apresentado-dia-30.html
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Serra Azul
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.