Serra do Cipó inaugura trilha de longo percurso

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 25/09/2015
Travessia de 65 km de rara beleza natural será aberta dia 10


Os praticantes de caminhadas de longo percurso ganham, a partir de 10 de outubro, uma nova opção de lazer. Neste dia, o Parque Nacional da Serra do Cipó, gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Minas Gerais, inaugura trilha de 65 quilômetros que cruzará toda a extensão do parque.

O trajeto é na Serra do Espinhaço, região que o paisagista Burle Marx costumava chamar de "jardim do Brasil" pela diversidade de flores e plantas de formatos e cores diferentes - sempre-vivas, gramíneas, bromélias e orquídeas -, emolduradas pelo relevo de curvas sinuosas, riachos cristalinos e belas cachoeiras.

A abertura do projeto Travessias no Parque Nacional da Serra do Cipó ocorrerá em três pontos de partida: Portaria do Alto Palácio, Portaria Areias e portal de acesso ao parque, em Serra dos Alves, Itabira (MG).

A viagem inaugural, que será feita por servidores e voluntários que ajudaram na definição do trajeto, vai durar três dias. O grupo sairá de Alto Palácio e seguirá em direção à Lagoa Dourada, passando por toda a área do parque, em paisagens de rara beleza e águas cristalinas, na companhia de flores e pássaros.

Projeto teve apoio do conselho consultivo

O projeto Travessias no parque começou a ser articulado em setembro de 2014, com a aprovação pelo conselho consultivo (espaço de participação da comunidade na gestão do parque) de uma resolução que estabelecia a criação das trilhas, conforme previsto no plano de manejo (documento que define as várias formas de uso da unidade de conservação).

Na sequência, servidores do ICMBio e conselheiros, organizados em grupo de trabalho, discutiram a proposta com as prefeituras e moradores das localidades que dão acesso ao parque. Ao mesmo tempo, outro grupo, composto por voluntários, brigadistas e servidores, dedicou-se à tarefa de desenhar o melhor traçado dos trajetos, percorrer cada trecho e propor os ajustes necessários.

O passeio pela trilha Alto Palácio-Lagoa Dourada poderá ser feito em um, dois ou até cinco dias, conforme os roteiros escolhidos pelo visitante. Cada roteiro receberá até trinta pessoas por dia, conforme estipula o plano de manejo, exigindo um controle da programação das caminhadas.

O agendamento e controle do passeio poderão ser feitos, em breve, via internet no site www.ecobooking.com.br, um sistema de gestão do turismo. Para isso, o parque está fechando termo de reciprocidade com a Ecobooking. Enquanto isso não ocorre, o interessado deve agendar a visita por e-mail ou por telefone diretamente junto ao parque.

Serra dos Alves abre as portas para o parque

No dia 2 de setembro, os moradores de Serra dos Alves e os conselhos consultivos do parque e da APA Morro da Pedreira aprovaram o lançamento das travessias, a partir do dia 10, com o roteiro Alto Palácio-Lagoa Dourada. Participaram da reunião o prefeito Damon Lázaro e representantes de secretarias municipais de Itabira, e os chefes da APA, Romina Belloni e o do parque, Flávio Cerezo. Antes, os moradores já haviam discutido o assunto em vários encontros.

Por decisão da comunidade e da Prefeitura de Itabira, uma escola municipal desativada ganhará nova vida, passando a funcionar como um posto comunitário de apoio turístico. Será um espaço de encontro de guias e condutores para a divulgação das belezas da região e das rotas de travessia do parque. Também servirá como ponto de apoio da brigada contra incêndios e para ações de educação ambiental, além de local para encontros da comunidade.

Novos portais de acesso ao parque estão previstos para serem abertos em outras localidades que se conectam ao roteiro da travessia Alto Palácio-Lagoa Dourada. Para isso, estão sendo organizadas reuniões com moradores e prefeituras municipais em Altamira (Nova União) e São José da Serra (Jaboticatubas).

O próximo evento será a realização de uma oficina, nos dias 19 e 20 deste mês, para avançar nas discussões sobre a travessia no parque e a prática das longas caminhadas, equipamentos usados, cuidados com as trilhas e os aspectos a serem monitorados para assegurar a qualidade ambiental.

Trilha restaurada: conforto e segurança para o visitante

A trilha do Mirante do Bem foi reformada entre os meses de junho e agosto pelos oficiais de manutenção do parque. Os funcionários contiveram erosões, melhoraram pontos de drenagem e colocaram camadas de cascalho em quase toda a extensão do percurso.

Com 15 anos de existência, a trilha era usada, inicialmente, apenas para monitoramento de queimadas, por dar acesso a uma serra com boa visibilidade da área. A partir de 2011, passou a ser também atrativo para os visitantes.

Íngreme - tem 300 metros de altura -, a trilha passa pelo deck "Toma Fôlego", onde o visitante tem a oportunidade de apreciar a paisagem enquanto descansa, e pelo "Piuti", que dá uma ideia de como era a operação de monitoramento de incêndios realizado por brigadistas, até chegar ao Mirante do Bem, de onde se tem uma das vistas mais arrebatadoras do parque.

Serviço:

Mais informações sobre a travessia: (31) 3718-7151 ou parna.serradocipo@icmbio.gov.br



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/7019-serra-do-cipo-inaugura-trilha-de-longo-percurso.html
Turismo Ambiental

Related Protected Areas:

  • UC Morro da Pedreira
  • UC Serra do Cipó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.