Onça-pintada e filhotes são flagrados em parque após incêndio; veja vídeo

G1 - http://g1.globo.com/ - 11/10/2015
Trinta e cinco câmeras de monitoramento foram instaladas em parque.
Pesquisador afirma que projeto irá fazer um inventário do cerrado.


Uma onça-pintada fêmea e seus dois filhotes retornaram para o Parque Estadual Serra Azul, em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, após um incêndio que destruiu 70% da floresta, no ano passado. A volta dos animais foi flagrada por câmeras de monitoramento instaladas por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Conforme o biológo Fernando Pedroni, que é professor de ecologia da UFMT, no campus do Araguaia, esse projeto vem sendo desenvolvido para fazer um inventário do cerrado brasileiro, pelo Programa de Pesquisa em Biodiversidade, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), e também será usado como trabalho de conclusão de curso de um aluno, o qual ele orienta.

Trinta e cinco câmeras foram instaladas há um ano no parque. "As câmeras - armadilhas fotográficas, como chamamos - ficam a aproximadamente 1,5 km de distância uma da outra e revezamos em 72 pontos do parque e elas vão flagrando tudo. O bicho passa, o sensor de movimento detecta a presença, e ela dispara", afirmou o pesquisador.

Ele explicou que esse vídeo da onça com os filhotes foi editado e tem várias sequências de 10 segundos. "Tem um momento que ela acate um tamanduá-bandeira e leva os filhotes para comê-lo", explicou.

O incêndio, que durou oito dias em agosto do ano passado, foi causado por moradores de uma chácara naquela região. Eles teriam jogado, segundo a Sema, um pedaço de madeira com brasa no mato e foram dormir. Na manhã do dia seguinte, a mata estava destruída.

A unidade de conservação existe desde 1994 e tem 11 mil hectares. Mato Grosso possui um total de 46 unidades de conservação.

Confira vídeo no link original da notícia.



http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2015/10/onca-pintada-e-filhotes-sao-flagradas-em-parque-apos-incendio-em-mt.html
Sensoriamento Remoto:Monitoramento Ambiental

Related Protected Areas:

  • UC Serra Azul
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.