Altimari reforça solicitação de curso da Unesp na Floresta Estadual

Canal Rio Claro - http://www.canalrioclaro.com.br - 08/10/2015
O prefeito de Rio Claro, Du Altimari, reforçou o pedido à reitoria da Unesp sobre a possibilidade de instalar um curso, laboratório ou mesmo salas de aula da instituição na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (Feena). A solicitação foi feita no evento "Presença da Unesp nos municípios sedes de suas unidades universitárias", realizado na manhã de quarta-feira (7), no prédio da reitoria da Unesp, em São Paulo.

A proposta do prefeito foi bem aceita entre os participantes do encontro. A vice-reitora, professora doutora Marilza Vieira Cunha Rudge, observou que a floresta estadual de Rio Claro tem um patrimônio ambiental que merece ser preservado, pesquisado e aproveitado de maneira sustentável, especialmente no que se refere ao eucalipto, referência para o país.

No início do mês passado o prefeito Du Altimari já havia solicitado à direção da Unesp de Rio Claro a instalação de curso na Feena. Altimari ressalta as evidentes afinidades entre o foco de grande parte dos estudos, pesquisas e ensino da universidade e aquela reserva florestal, que é "um patrimônio ambiental dos rio-clarenses e paulistas". Ao encaminhar a sugestão, o prefeito observa a existência de uma ligação muito estreita entre a universidade e a Feena, levando-se em conta "a importância que a questão ambiental tem para a universidade e, por outro lado, reconhecendo o significado da floresta como exemplo de preservação legado pelo engenheiro agrônomo Edmundo Navarro de Andrade".

A programação em São Paulo também contou com presença do reitor da universidade, professor doutor Júlio Cezar Durigan, presidente da Associação Paulista dos Municípios, Marcos Monti, Cláudio José Von Zuben e José Alexandre Perinotto, da Unesp Rio Claro. Ao longo da manhã foram discutidos temas como a contribuição da Unesp para o dinamismo econômico dos municípios e convênios da Unesp com prefeituras.

A atividade visou propiciar a interlocução de equipes da Unesp e das prefeituras de municípios sedes de suas unidades universitárias, visando formular um Programa de Extensão Universitária com foco em identificar e responder aos grandes desafios postos ao poder público municipal para a gestão de seu território e atendimento das demandas sociais, com qualidade de vida e qualidade ambiental para a população.



http://www.canalrioclaro.com.br/noticia/27106/altimari-reforca-solicitacao-de-curso-da-unesp-na-floresta-estadual.html
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Edmundo Navarro de Andrade
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.