Acaba incêndio no Parque Nacional da Serra do Cipó

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 21/10/2015
Brigadistas do ICMBio trabalharam durante noite e madrugada


O incêndio que castigava há cinco dias o Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais, foi extinto na tarde desta quarta-feira (21), de acordo com boletim expedido no início da noite pelas equipes do parque e da APA do Morro da Pedreira. A estimativa é de que foram queimados 6 mil hectares de vegetação no parque e 4 mil hectares na APA.

Brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), bombeiros e voluntários trabalharam durante noite e madrugada e conseguiram conter as chamas no final da manhã. À tarde, uma chuva ajudou a completar o trabalho. A área continua sendo monitorada, pois ainda há pequenos focos de incêndio na parte externa do parque, na região da Serra dos Alves, e na APA, que fica ao lado.

Nesta quinta-feira (22), equipes do ICMBio farão um sobrevoo para checar as informações das brigadas e ter uma ideia mais precisa dos danos. Enquanto isso, o parque continuará fechado à visitação. A orientação da chefia é só reabrir a unidade após o rescaldo e a confirmação de que não há mais risco de fogo em todos os setores da unidade.

As equipes do parque e da APA aproveitaram para agradecer o apoio que receberam da população local. Além de doar alimentos, água mineral e reidratantes para os brigadistas nas frentes de fogo, atendendo a um apelo dos gestores do ICMBio, muitos dos moradores atuaram como voluntários, tanto nas frentes de combate ao fogo como na distribuição das doações, na logística e em funções administrativas.

O agradecimento foi estendido, ainda, ao Governo do Estado de Minas que cedeu homens do Corpo de Bombeiros, para auxiliar no combate direto às chamas, e um helicóptero para o transporte de brigadistas. O transporte foi fundamental para que se pudesse atingir áreas montanhosas de difícil acesso no interior do parque, que sofriam com o fogo.

Serviço:

Mais informações pelo telefone (31) 3718-7475 e e-mail romina.silva@icmbio.gov.br. Falar com a analista ambiental Romina Belloni



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/7157-acaba-incendio-no-parque-nacional-da-serra-do-cipo.html
Florestas:Queimadas

Related Protected Areas:

  • UC Morro da Pedreira
  • UC Serra do Cipó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.