Lama de mineradora que se rompeu em Mariana deve atingir o Rio Doce

G1 - http://g1.globo.com/ - 06/11/2015
Rejeito deve chegar ao Leste de Minas na noite desta sexta-feira (6).
Lama tem alta concentração de ferro, mas ainda não se sabe se é tóxica.


O rejeito de mineração liberado pelo rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, na tarde dessa quinta-feira (5), atingiu afluentes do Rio doce e pode chegar ao Leste de Minas nas próximas horas.

Segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), a previsão é que ele passe pelo Parque Estadual do Rio Doce, na altura da estação de Cachoeira dos Óculos, na noite desta sexta-feira (6). Neste sábado (7), o rejeito deve chegar na estação de Belo Oriente.

Foi informado também que na madrugada deste domingo (8), a estação de Governador Valadares deve ser afetada. A CPRM informou que as informações podem ser atualizadas a qualquer momento.

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais disse que o rejeito tem alta concentração de ferro, mas ainda não se sabe se é tóxico. A orientação é que as pessoas evitem contato com ele. Caso ocorra o contato com os resíduos, é preciso se lavar com água corrente e sabão. Os militares pediram ainda para que os moradores de regiões ribeirinhas fiquem atentos ao nível do rio.

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) informou que as captações mais próximas da área onde houve os rompimentos não foram atingidas, portanto, não há risco ao abastecimento, mas vai continuar monitorando a situação.

O Saae de Governador Valadares disse que vai fazer o mesmo procedimento de outras cidades atingidas pela lama, para manter o abastecimento e garantir que ele seja feito com qualidade.

A CPRM alerta que 15 municípios da bacia do Rio Doce correm o risco serem atingidos por enchentes. São eles: Ponte Nova, Nova Era, Antônio Dias, Coronel Fabriciano, Timóteo, Ipatinga, Governador Valadares, Tumiritinga, Resplendor, Galiléia, Conselheiro Pena e Aimorés em Minas Gerais; e Baixo Guandu, Colatina e Linhares no Estado do Espírito Santo.



http://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2015/11/lama-de-mineradora-que-se-rompeu-em-mariana-deve-atingir-o-rio-doce.html
Recursos Hídricos:Poluição

Related Protected Areas:

  • UC Rio Doce
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.