Reserva Extrativista no Pará desmonta serrarias ilegais

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 04/12/2015
E apreende 3 mil m3 de madeira, incluindo toras de castanheiras

Brasília (04/12/2016) - A Reserva Extrativista (Resex) Ipaú-Anilzinho, gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no município de Baião, no Pará, acaba de divulgar o resultado da operação de fiscalização "Transcametá", que desmontou duas serrarias ilegais instaladas no km 50 da BR-44 (antiga rodovia Transcametá), no entorno da reserva.

Durante a operação, que envolveu cerca de 70 servidores do ICMBio, Ibama, Polícia Federal, PM, Exército, secretaria estadual de Meio Ambiente e Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA), foram apreendidos aproximadamente 3 mil metros cúbicos de madeira ilegal, incluindo toras de castanheiras, e removido todo o maquinário encontrado nas serrarias.

"O objetivo inicial da operação era o desmonte de seis serrarias, mas por conta da manifestação organizada pela população local, que depende economicamente dessa atividade ilegal, apenas duas delas foram desmontadas", explicou o delegado da Polícia Federal Everaldo Eguchi.

Pelo menos duas pontes da BR-422, no sentido Baião-Tucuruí, sofreram tentativas de incêndio por parte de alguns poucos moradores locais, que fugiram com a aproximação da polícia. A intenção deles era evitar que os agentes de fiscalização chegassem ao local onde ficavam as madeireiras.

De acordo com o coordenador regional do ICMBio em Belém/PA (CR4), Fernando Peçanha Júnior, a operação foi motivada por denúncias de extração ilegal de madeira nas Resex Ipaú-Anilzinho e Arióca-Pruanã, localizadas no eixo da Transcametá. "Essa pressão contribui fortemente para o desmatamento nessas unidades de conservação", afirmou ele.

Para o chefe da Resex Ipaú-Anilzinho, Rodrigo Figueiredo, além de impedir danos ao patrimônio natural da unidades de conservação e das populações tradicionais nela residentes, a operação, ao remover os equipamentos e a madeira obtida sem autorização, busca desmontar a estrutura e "descapitalizar" os responsáveis pelas madeireiras ilegais.

"Com esse resultado, a operação "Transcametá" reforça a atuação do Estado em desmantelar o esquema de exploração ilegal de madeira existente na região do Baixo Tocantins, especialmente ao longo da BR-422", concluiu o chefe.
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Ipaú-Anilzinho
  • UC Arióca Pruanã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.