UCs em Minas se preparam para temporada de incêndios

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 11/05/2016
APA Morro da Pedreira e Parque Nacional da Serra do Cipó ficam em áreas contíguas


A Área de Proteção Ambiental (APA) Morro da Pedreira e o Parque Nacional (Parna) da Serra do Cipó, unidades de conservação (UCs) geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Minas Gerais, deram início às ações de prevenção a incêndios florestais.

Os servidores se preparam para enfrentar a chamada temporada de fogo na região. O período mais crítico vai de junho a dezembro e coincide com a época de estiagem. Em anos anteriores, tanto o parque quanto a APA, que ficam em áreas contíguas, sofreram grandes incêndios florestais, quase todos provocada pela ação humana.

Depois de participarem no mês passado do curso sobre ecologia do fogo, promovido pelo ICMBio, os gestores das duas unidades organizam, no momento, curso sobre o bom uso do fogo, dirigido às comunidades do interior da APA e entorno do parque. Já no dia 1o de junho a equipe de brigadistas do parque será ativada.

Comunidade

A segunda edição do curso sobre o bom uso do fogo, oferecida a representantes das comunidades da APA e do entorno do parque, termina neste sábado (14). O objetivo é trocar experiências e orientar moradores da região sobre os procedimentos necessários para obter autorização de queimada controlada.

O curso enfoca temas como legislação ambiental e métodos e equipamentos para a realização de queimadas. São ensinadas técnicas de controle do fogo nos aceiros (faixa de terra capinada ou queimada para conter a propagação de incêndios florestais) e de utilização de práticas apropriadas para cada região - cerrado, campos rupestres e Mata Atlântica

Participam da capacitação lideranças comunitárias, proprietários rurais, posseiros e arrendatários que utilizam o fogo para a feitura de aceiros e a renovação de pastagens plantadas e naturais, processo que antecede o preparo do terreno para o plantio de culturas anuais de subsistência e outras finalidades de uso alternativo do solo.

Brigadistas

Já no dia 1o de junho, 36 brigadistas, entre mulheres e homens, assumem seus postos no Parque Nacional da Serra do Cipó. Eles vão atuar na prevenção e combate aos incêndios florestais durante os próximos seis meses.

A contratação dos brigadistas ocorreu após seleção realizada a partir de testes práticos e de conhecimentos adquiridos durante o curso de Formação de Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. A capacitação para os brigadistas selecionados ocorrerá entre os dias 16 e 20 de maio, na sede da unidade.

Os brigadistas serão distribuídos em seis esquadrões que irão se revezar em pontos estratégicos da Serra do Cipó, Altamira e Serra dos Alves. Entre as tarefas diárias, eles trabalharão na construção de aceiros, limpeza de trilhas, manutenção de equipamentos e orientações sobre o bom manejo do fogo para os proprietários moradores da APA e vizinhos do Parna.

Servidores

Entre a última semana de abril e a primeira semana de maio, servidores da APA Morro da Pedreira e do Parque Nacional Serra do Cipó participaram do curso sobre ecologia do fogo, organizado pelo ICMBio. Eles puderam ampliar seus conhecimentos sobre relação do fogo com o ambiente e técnicas de manejo integrado.

O curso abordou temas como a relação das plantas e dos ambientes com o fogo, suas respostas e consequências. As aulas foram ministradas pelo professor José Eugênio Côrtes Figueiras, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com colaboração de alunos da pós-graduação das universidades federais de Minas e de Viçosa.

Ainda dentro do curso, o consultor do projeto Cerrado-Jalapão, Robin Beatty, comandou atividades práticas com a aplicação de técnicas de uso do fogo. Essas atividades, realizadas em Diamantina (MG), com apoio da equipe do Parque Nacional das Sempre-Vivas, tem como objetivo reduzir grandes incêndios florestais nas unidades de conservação.


http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/7921-ucs-em-minas-se-preparam-para-temporada-de-incendios
Cerrado

Related Protected Areas:

  • UC Morro da Pedreira
  • UC Serra do Cipó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.