MPF-AM aciona polícia para garantir proteção a lideranças extrativistas

G1 - http://g1.globo.com/ - 25/05/2016
Conselho denunciou ameaças feitas a lideranças locais em Manicoré.
Motivo das ameaças seria retaliação à criação de reservas na região.


O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) enviou ofício ao Comando da Polícia Militar do Estado do Amazonas, ao Batalhão da PM e à Delegacia de Polícia Civil, em Manicoré, pedindo providências para garantir proteção a quatro lideranças extrativistas ameaçadas de morte no município, localizado a 332 quilômetros de Manaus.

De acordo com a denúncia apresentada ao MPF pelo Conselho Nacional de Populações Extrativistas (CNS), os líderes comunitários fazem parte dos trabalhos de organização social local e estão sendo ameaçados em função do processo de implantação de reservas de desenvolvimento sustentável na região, mesmo não tendo exercido influência direta sobre a criação das unidades.

No ofício enviado aos órgãos policiais, o MPF destaca a necessidade de medidas urgentes para garantir a integridade física das quatro lideranças e seus familiares. De acordo com a denúncia do CNS, as constantes ameaças de morte são direcionadas a Silvia Elena, ex-chefe gestora da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do rio Manicoré e suplente na Secretaria de Mulheres do CNS; Marilurdes Cunha, integrante do Centro das Associações do rio Manicoré; Aroldo da silva, morador da comunidade Terra Preta; e Maria Cléia Delgado, moradora da comunidade Mucambo.

Além de pedir proteção policial, o MPF enviou ofício à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República para que adote as providências cabíveis no âmbito do Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos.

A situação foi informada pelo MPF também à Defensoria Pública Estadual no município de Manicoré. O inquérito civil instaurado teve o prazo de vigência prorrogado para possibilitar ao MPF/AM seguir no acompanhamento do caso.


http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2016/05/mpf-am-aciona-policia-para-garantir-protecao-liderancas-extrativistas.html
Questão Agrária/Fundiária

Related Protected Areas:

  • UC Manicoré
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.