Operação "Floresta Limpa" no Dia Mundial do Meio Ambiente

Net Diário - http://netdiario.com.br/ - 07/06/2016
- Voluntários realizam ação na Floresta do Jacarandá, área do Parque dos Três Picos


Em comemoração ao "Dia Mundial do Meio Ambiente" e do aniversário do Parque Estadual dos Três Picos, a Organização dos Águias, com o apoio de um grupo de voluntários, esteve presente e atuante na manhã deste domingo no Núcleo Jacarandá do PETP para uma ação de educação ambiental e cidadania. O evento organizado pelo Padrão Águias em parceria com a Unidade de Conservação, intitulado "Operação Floresta Limpa", teve como objetivo principal a retirada de lixo deixado por visitantes, consistindo na educação pelo exemplo. Ricardo Raposo, atual Chefe do Parque, abriu o evento cumprimentando e agradecendo a todos os presentes e ressaltou a importância da integração para a consecução de bons resultados e exemplo a ser seguido.

A equipe composta de 20 participantes, apoiados pelos Guarda-Parques Jordeci Assis, Wanderson Hismert e Rafael Souza, percorreu toda a extensão da estrada da floresta, bosque da preguiça, prainha, estrada velha e antiga barragem recolhendo todos os tipos de resíduos (plásticos, embalagens diversas, latas de tinta, diversas sacas de entulhos de construção, alumínio, latas, papelão, garrafas de vidro, garrafas pet e fraldas descartáveis). Foram recolhidos cerca de 70 Kg de lixo encontrados em toda parte. Em diversos trechos a equipe pôde contemplar a beleza da floresta cercada por rios cristalinos misturadas à triste cultura do descarte inadequado, causando sérios danos ambientais ao rico patrimônio ecológico.
A Floresta do Jacarandá, área nativa genuína de Mata Atlântica é um maravilhoso berço ecológico com rica biodiversidade, grande potencial hidrológico e o verdadeiro controlador climático da cidade de Teresópolis. Durante anos toda a riqueza da floresta foi degradada pela caça predatória, retirada de palmitos e especulada pela indústria imobiliária e o abandono pelo poder público.

Mais sobre o importante parque

O Parque Estadual dos Três Picos criado pelo Decreto Estadual no 31.343, de 5 de junho de 2002, com área total aproximada de 46.350 hectares possui terras nos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, e ampliado pelo Decreto Estadual no 41.990, de 12 de agosto de 2009, com um acréscimo de 12.440,90 hectares, nos municípios de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo e Silva Jardim.

A área do PETP é hoje de 65.113,04 hectares. Em 2013, houve uma redefinição dos limites, com a extinção da Estação Ecológica Estadual do Paraíso (EEEP) e da Área de Proteção Ambiental Estadual do Jacarandá e a modificação da Área de Proteção Ambiental da Bacia dos Frades, por meio da Lei Estadual no 6.573 de 31 de outubro de 2013.

Com a criação do Parque Estadual dos Três Picos, a Floresta do Jacarandá integrou-se à Unidade de Conservação ficando protegida aos olhos da Legislação Ambiental. Embora protegida, a Floresta do Jacarandá ainda vem sofrendo com o descaso por parte dos seus visitantes que a utilizam como se fossem quintais ou terrenos baldios para a prática do descarte do lixo de todos os tipos.

O dia mundial do Meio Ambiente comemorado em 05 de junho é um chamamento para a humanidade adotar atitudes simples de mudança de comportamento diante de um Planeta que está sufocado pela prática do consumismo e do conformismo e dos modelos pessimistas, de que o mundo não tem jeito.

O Mestre dos Águias, Cleiton Pimentel destaca que "é preciso sair da zona de conforto e assumirmos um papel de protagonista no mundo em que vivemos, pois nos acostumamos adotar um discurso colocando a responsabilidade no poder público". Cleiton agradeceu o grupo de voluntários participantes da ação e enfatizou o empenho do Diretor do Parque, Ricardo Raposo pelo respeito e carinho com as Instituições e pessoas que se envolvem pela melhor qualidade de vida de todos.


http://netdiario.com.br/operacao-floresta-limpa-no-dia-mundial-do-meio-ambiente/
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Três Picos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.