Projeto Wings for Science visita UCs no rio Paraná

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 21/09/2016
Casal de franceses que roda o mundo em avião anfíbio faz coleta inédita de água em lagoa no parque de Ilha Grande e fotos de áreas remotas da APA do Rio Paraná, que servirão para o plano de manejo da unidade


O casal de franceses Adrien Normier e Clementine Bacri acaba de levantar voo e se despedir do rio Paraná. Eles passaram 11 dias apoiando a equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pesquisadores da região com seu projeto Wings for Science (Asas para a ciência).

Ela advogada e ele piloto comercial, ambos entusiastas da aventura e da ciência, o casal colabora de forma voluntária, a bordo de um avião anfíbio, com projetos de pesquisa por todo o mundo, apoiando estudos e promovendo a ciência.

Na passagem pelo rio Paraná, eles estiveram na Área de Proteção Ambiental (APA) Ilhas e Várzeas do Rio Paraná e em outras unidades de conservação (UC) localizadas em seu interior, como o Parque Nacional de Ilha Grande e o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.

A região, além de ser como um mosaico de unidades de conservação municipais, estaduais e federais, está inserida no Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD) e no Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná.

No Parque Nacional de Ilha Grande, foi feita pela primeira vez, com a ajuda dos franceses, a coleta de água na Lagoa Azul. Já na APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, foram produzidas fotografias em alta resolução de ambientes específicos e de difícil acesso tanto para pesquisadores quanto para os gestores. O material será usado na elaboração do plano de manejo da unidade.

Além das coletas de água e das imagens em alta resolução, o projeto também possibilita realizar coleta de ar, modelagem em 3D do relevo e mapeamento de cobertura vegetal com NDVI (Indice de Vegetação por Diferença Normalizada) utilizado para planejamento, correção e quantificação de áreas cultivadas, reflorestadas ou em recuperação ambiental.

Os gestores das unidades de conservação aproveitaram ainda para obter informações sobre a presença humana em locais cujo acesso é expressamente proibido. "O projeto Wings for Science está dando a sua segunda volta ao mundo. Pela primeira vez, eles passam em em UCs brasileiras, ampliando seu escopo além da ciência e colaborando com a gestão e o manejo da biodiversidade", disse Erick Caldas Xavier, chefe da APA Ilhas e Várzeas do Rio Paraná.

Em todas as visitas, o casal de franceses produz um pequeno filme sobre a localidade e as atividades de pesquisa desenvolvidas para apresentar, posteriormente, ao público infantil. A ideia é despertar nas crianças o espírito científico. Essa segunda expedição, que teve início em janeiro, deve seguir até novembro de 2018.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8336-projeto-wings-for-science-visita-ucs-no-rio-parana
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Ilha Grande (PARNA)
  • UC Ilhas e Várzeas do Rio Paraná
  • UC Ilha Grande (PES)
  • UC Rio Ivinhema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.