Política de proteção aos índios isolados é tema de encontro internacional

Agência Acre- http://www.agencia.ac.gov.br - 09/11/2016
Representantes do Brasil, Peru e Colômbia reuniram-se em Puerto Maldonado (Peru), durante os dias 27 e 28 de outubro, para participar do encontro internacional "Troca de Experiências para a proteção dos povos indígenas isolados e em contato inicial".

Promovido pela Federação Nativa do Rio Madre de Dios e Afluentes (Fenamad) e Ministério da Cultura, o evento contou com a participação de gestores da Fundação Nacional do Índio (Funai), Comissão Pró Índio (CPI/AC), do governo do Acre, representado pelo sertanista José Meirelles e pelo engenheiro floresta da Secretaria de Meio Ambiente, Roberto Tavares, e lideranças dos povos Manchineri e Shanenawa.

As questões fundiárias que envolvem a presença dos índios isolados em áreas de proteção foram debatidas pelos participantes durante o evento. No Acre, a presença de isolados em área de conservação foi identificada no Parque Estadual Chandless e na Reserva Ecológica Rio Acre.

Para José Meirelles, a predominância de povos isolados em unidades de conservação é um indicativo que de região está tranquila e conservada. "Os isolados não andam em áreas degradas ou em áreas ondem exista escassez de caça", frisou.

O sertanista observa que o trabalho integrado entre os países fortalece a política de proteção. "Não adianta ter uma política de um lado e outra do outro. O governo brasileiro tem que se integralizar aos demais governos, para que haja uma gestão compartilhada dos territórios fronteiriços com predominância de isolados", pontuou.


Isolados no Acre


O território acreano é composto por 15 etnias indígenas e outras três não contactadas, os índios isolados.

Os isolados são povos que não mantém contato direto ou regular com a sociedade envolvente. Vivem em isolamento voluntário, de maneira exclusiva ou compartilhada, nas terras indígenas destinadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai).



http://www.agencia.ac.gov.br/politica-de-protecao-aos-indios-isolados-e-tema-de-encontro-internacional/
PIB:Acre

Related Protected Areas:

  • UC Rio Acre
  • UC Chandless
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.