ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 19/12/2016
Objetivo foi combater a pesca ilegal do pirarucu e proteger outras espécies de peixes amazônicos na época de sua reprodução
A Reserva Extrativista (Resex) do Baixo Juruá, no Amazonas, encerrou neste mês operação de fiscalização para combater a pesca ilegal do pirarucu e garantir o defeso (período de proibição da pesca para permitir a reprodução das espécies) do tambaqui, matrinchã, pirapitinga, sardinha, pacu, aruanã e mapará.
O defeso é instituído para assegurar que essas espécies de peixe realizem a desova, possibilitando a reprodução de novas gerações. Já o pirarucu, peixe símbolo da ictiofauna amazônica, tem sua pesca proibida durante todo ano, sendo autorizada somente nas áreas de manejo certificadas pelo Ibama.
Quatro autos de infração foram lavrados. Ao todo, 452 quilos de pirarucu procedentes de áreas inabilitadas para a pesca foram apreendidos. Além disso, a fiscalização recuperou ainda duas aves silvestres (curió) que eram transportadas sem licença. Como estavam em bom estado para o retorno ao ambiente natural, foram soltas na área da reserva.
Durante a Operação Defeso, que ocorreu entre os dias 28 de novembro e 10 de dezembro, pescadores profissionais foram orientados sobre a importância do defeso para a reprodução das espécies e para os estoques pesqueiros da região.
http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8610-reserva-do-baixo-jurua-faz-operacao-defeso
UC:Reserva Extrativista
Related Protected Areas:
- UC Baixo Juruá
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.