Ipaam poderá atuar em caso de crime em morte de primatas no Amazonas

G1 - http://g1.globo.com/ - 22/02/2017
Caso ocorreu no município de Novo Aripuanã.
Há suspeita de que mortes têm relação com a febre amarela; FVS apura.


O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) informou que poderá atuar após divulgação do resultado de laudo de investigação sobre as mortes de mais de 20 primatas no interior do Amazonas. O caso ocorreu no último fim de semana, no município de Novo Aripuanã, Sul do Amazonas.

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) apura a causa das mortes. Há suspeita de que o caso tem relação com febre amarela. Em razão disso, a vacinação contra a doença foi intensificada na região. Uma reunião sobre o assunto foi realizada na terça-feira (21).

Por meio de nota, o Ibama informou que o caso deve ser acompanhado pelo órgão ambiental estadual. Já o Ipaam informou que só deve atuar se o laudo da FVS apontar indícios de crime ambiental.

"Fomos informados que essa fatalidade ocorreu na RDS [Reserva de Desenvolvimento Sustentável] do Rio Madeira, que é uma Unidade de Conservação Estadual. Portanto, as eventuais providências, de competência ambiental, serão administradas pelo Ipaam. Ainda assim, o Ibama monitora o caso e aguarda os resultados da necrópsia", diz nota.

Ao todo, 23 macacos foram encontrados mortos nas comunidades rurais de São Francisco, Marajó e Bela Vista no município. Entre os macacos encontrados mortos estão os das espécies zog-zog, prego, macaco-da-noite, entre outros. Moradores acreditam que esse número pode ser maior, pois já haviam encontrado na mata as ossadas de outros macacos.



http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2017/02/ipaam-podera-atuar-em-caso-de-crime-em-morte-de-primatas-no-amazonas.html
Biodiversidade:Fauna

Related Protected Areas:

  • UC Rio Madeira
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.