ICMBio combate crime ambiental em Gurupi

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 27/03/2017
Operação realizada com vários parceiros interditou dez serrarias ilegais que comercializavam madeira extraída da reserva biológica e de terras indígenas no Maranhão



O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Polícia Federal, o Ibama e a Polícia Rodoviária Federal acabam de realizar a Operação Maravalha de combate à extração, transporte e comercialização ilegal de madeira das terras indígenas (TIs) Caru e Arariboia e da Reserva Biológica (Rebio) do Gurupi, no sudoeste do estado do Maranhão.

Em decorrência de três ações civis públicas, foram executadas 10 interdições de serrarias clandestinas instaladas nos municípios de Arame, Amarante e Buriticupu (MA). Os estabelecimentos apresentavam fortes indícios de receptação de madeira extraída das terras indígenas e da unidade de conservação.

Os investigados responderão por crimes como desobediência à decisão judicial (art. 359 do Código Penal Brasileiro - CPB), receptação qualificada (art. 180, §1o do CPB) e manter em depósito produto de origem vegetal sem licença válida (art. 46, parágrafo único, da Lei 9.605/98), entre outros.

Além de agentes do ICMBio e Ibama e das polícias Federal e Rodoviária, participaram das ações bombeiros militares do Maranhão, totalizando cerca de 200 pessoas. A Operação Maravalha teve o apoio de dois helicópteros do Ibama, do Batalhão de Choque da PRF e do Comando de Operações Táticas (COT) da PF.

O nome da operação refere-se à maravalha, resíduo do beneficiamento de qualquer tipo de madeira. A iniciativa teve como objetivo desmobilizar as serrarias irregulares remanescentes das operações realizadas em 2016 na região.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8804-icmbio-combate-crime-ambiental-em-gurupi
Amazônia:Madeira-Exploração

Related Protected Areas:

  • UC Gurupi
  • TI Araribóia
  • TI Caru
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.