ICMBio debate criação de três reservas no Maranhão

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 11/04/2017
Consultas públicas para implantação das resex de Itapetininga, Arapiranga-Tromaí e Baía do Tubarão serão realizadas na última semana deste mês. Veja como participar



O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promove na última semana deste mês consultas públicas no Maranhão para a criação de três reservas extrativistas (resex) - Itapetininga, na cidade de Bequimão; Arapiranga-Tromaí, em Carutapera; e Baía do Tubarão, no município de Humberto Campos (Clique aqui para ler as propostas).

As consultas são um procedimento obrigatório para a implantação de unidades de conservação (UCs), exceto para as reservas biológicas e estações ecológicas. São o momento em que todos os setores da comunidade, interessados no tema, podem tirar suas dúvidas e expor sua opinião contra ou a favor da iniciativa.

No dia 25, será realizada a consulta para a criação da Reserva Extrativista de Itapetininga. A reunião está marcada para as 9h, na Colônia de Pescadores e Pescadoras, na Rua Campo, s/n, bairro Estiva, em Bequimão.

No dia seguinte, 26, ocorrerá a consulta pública sobre a Reserva Extrativista de Arapiranga-Tromaí. O encontro será às 9h, na Quadra da Escola Moacir Heráclito dos Remédios, na Travessa Samuel Quadros s/n, bairro Santo Antônio, em Carutapera

Já a implantação da Reserva Extrativista da Baía do Tubarão terá duas consultas: uma no dia 28, no município de Humberto Campos, às 9h, na Quadra Poliesportiva da Lagoinha, na Rua do campo; e outra no dia 30, na cidade de Icatu, às 9h, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Icatu, na Rua Principal São Benedito, Povoado de Baiacuí.

Durante as consultas, serão apresentadas as propostas de criação das unidades, os trabalhos técnicos que subsidiam a extensão, limites e zoneamento de cada reserva e os propósitos das novas áreas protegidas. Todas as dúvidas da comunidade serão esclarecidas pelos representantes do ICMBio.

Além da comunidade em geral, foram convidados para os eventos representantes dos órgãos ambientais locais, instituições públicas federais, estaduais e municipais, organizações não governamentais, proprietários de terras e representantes dos setores produtivos da região.

Serviço:

Dúvidas sobre as consultas públicas podem ser enviadas por correio eletrônico para consultapublica@icmbio.gov.br ou por correspondência para Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação - DIMAN - Coordenação de Criação de Unidades de Conservação - CCUC - EQSW 103/104, Bloco D, Complexo Administrativo, Setor Sudoeste - Brasília/ DF - CEP: 70.670-350



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8832-icmbio-debate-criacao-de-3-reservas-no-maranhao
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Itapetininga
  • UC Arapiranga-Tromaí
  • UC Baía do Tubarão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.