Geopark (antiga Ilha do Padre) é uma unidade de conservação estadual enquadrada na categoria de monumento natural. Funciona com balneário e ponto de desembarque de passeios de bote.
O Monumento Natural do Rio Formoso, chamado de Geopark Bodoquena (antiga Ilha do Padre), em Bonito, a 278 quilômetros de Campo Grande, ganhou um plano de manejo. O local, que fica a cerca de 12 quilômetros do centro do município, é uma unidade de conservação estadual e conta com uma boa infraestrutura para os turistas, funcionando como um balneário e ponto de desembarque de passeios de bote inflável pelo rio.
A estrutura implantada oferece ainda ao visitante a oportunidade de passear por trilhas e conhecer diversas cachoeiras. De acordo com o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), turfas calcarias ao longo do rio Formoso formam barreiras naturais que configuram uma sequência de lagos interligados, sendo essa uma das principais atrações turísticas do rio.
Além disso, essas turfas calcárias geram um grande interesse cientifico, pois possibilitam a obtenção de informações sobre as variações climáticas do passado e porque fósseis de folhas encontrados no local, permitem identificar como era a flora da região no passado geológico.
Para atender ao turista, a estrutura conta também com lanchonete, restaurante, loja de souvenires e sanitários. A unidade de conservação enquadrada na categoria de monumento natural foi criada pelo governo do estado em outubro de 2003, como forma de garantir a integridade do local, que na época estava ameaçada.
Com o plano de manejo, que segundo o Imasul tem validade de três anos, o objetivo é preservar sítios com características "bióticas e abióticas naturais excepcionais", que podem ser utilizados da pesquisa científica até a educação ambiental, além do ecoturismo e recreação, desde que de forma compatível com a conservação da área.
A portaria do Imasul publicada na edição desta quarta-feira (21), do Diário Oficial, além de destacar a criação do plano de manejo da unidade de conservação, aponta que o texto, que está dividido em cinco encartes, está disponível para consulta pública em vários locais como: sede do monumento natural, na gerência das unidades de conservação na sede do órgão, na página eletrônica do instituto e na prefeitura da cidade.
Polo de ecoturismo
Polo do ecoturismo no Brasil, Bonito recebeu em 2013 o prêmio de melhor destino de turismo responsável do mundo, o World Responsible Tourism Awards, na Feira World Travel Market, em Londres. O município conta com cerca de 40 atrativos, que possibilitam aos visitantes várias opções de atividades. Os interessados em contemplar as belezas da região podem, por exemplo, visitar as grutas e tomar banho em cachoeiras e rios de águas cristalinas.
Já os amantes da aventura podem percorrer trilhas no solo ou circuitos nas árvores (arvorismo), descer trechos dos rios fazendo flutuação ou em botes, boias (boia cross), pranchas (stand up paddle surf) ou caiaques infláveis (duck), ou ainda passear de quadriciclo, a cavalo (cavalgada) ou de bicicleta. Para os mais radicais também não faltam opções, como o rapel e os mergulhos em rios e lagoas.
http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/monumento-natural-que-funciona-como-balneario-ganha-plano-de-manejo-em-bonito-ms.ghtml
UC:Monumento Natural
Related Protected Areas:
- UC Rio Formoso
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.