RN atinge meta de desmatamento zero da Mata Atlântica, diz Semarh

G1 - http://g1.globo.com/ - 27/06/2017
Dados do Atlas da Mata Atlântica são referentes ao período de 2015 a 2016 e foram divulgados pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.


O Rio Grande do Norte atingiu a marca de desmatamento zero da área de Mata Atlântica no estado. A informação foi divulgada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN (Semarh), de acordo com dados do Atlas da Mata Atlântica, referentes ao período de 2015 a 2016.

O documento foi produzido pela Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Uma das principais reservas de Mata Atlântica no Rio Grande do Norte é o Parque das Dunas, considerado o maior parque urbano do país sobre dunas. Com cerca de 1.170 hectares, o local abriga mais de 250 espécies de plantas e animais.

Além do parque, o RN ainda conserva outros remanescentes do bioma, como a Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíras, que possui 290.88 hectares de Mata Atlântica, e a APA Piquiri-una que abrange cinco municípios da região agreste do estado.

Apesar de os números nacionais apontarem o desflorestamento de 291 km² do bioma no período de estudo, o Rio Grande do Norte, de acordo com a Semarh, apresentou apenas seis hectares de Mata degradados, quando o limite para estar no nível de desmatamento zero é de 100 hectares.

A Secretaria ressalta que o dado positivo é reflexo do maior controle ambiental. Além disso, outros fatores que garantiram o desmatamento zero neste período foram a observância e o cumprimento da Lei 11.428 da Mata Atlântica e o apoio aos municípios, principalmente no que diz respeito ao licenciamento, monitoramento e fiscalização ambientais.

"O Idema segue rigorosamente a lei da Mata Atlântica, bem como a lei 12.651/2012 do código florestal. Trabalhamos firme na fiscalização das áreas de proteção ambiental para coibir qualquer indício de desmatamento do bioma", ressaltou Rondinelle Oliveira, Diretor-geral do Idema.

Para continuar as ações de preservação do bioma, a Semarh iniciará nos próximos dias uma série de reuniões com os municípios para discutir a elaboração dos planos municipais de Mata Atlântica.



http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/rn-atinge-meta-de-desmatamento-zero-da-mata-atlantica-diz-semarh.ghtml
Mata Atlântica:Conservação e Manejo

Related Protected Areas:

  • UC Piquiri-Una
  • UC Bonfim/Guaraíra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.