Estudantes de odontologia iniciam atendimentos voluntários nas comunidades ribeirinhas de RO

G1 - http://g1.globo.com/ - 30/06/2017
Associação realizará atendimentos do dia 30 de junho ao dia 23 de julho em comunidade indígenas e ribeirinhas. Ao todo, serão distribuídos dois mil kits odontológicos.


Voluntários da Associação Doutores Sem Fronteiras estarão realizando, a partir desta sexta-feira (30), atendimentos de saúde bucal em comunidades indígenas e ribeirinhas de Rondônia. A ação social está sendo realizada pela 4o vez no estado e neste ano vai contar com uma impressora que produz implantes em peças de porcelana.

De acordo com o presidente da associação, Caio Eduardo Machado, o objetivo da ação é atender com qualidade os moradores dessa região e não só em quantidade. É a primeira vez que o projeto irá contemplar índios.

Estudando no 5o ano de odontologia, José Irajá Rino é de São Paulo e participa pela 2o vez da ação social.

"Já me tornei um ativista e, como estudante, eu acredito que a essência desse projeto vai muito mais além dos atendimentos que são prestados para a população, dos equipamentos. O mais importante é a formação dos futuros profissionais, pois eles se tornarão mais humanizados e prestarão um serviço de qualidade aos que mais precisam", contou Rino.

Mesmo morando fora de Rondônia, o estudante pretende se formar e voltar a atuar na região.

"Eu participo de ações voluntárias na minha cidade, mas quando eu me formar eu pretendo trabalhar em comunidades indígenas ou onde tiver população ribeirinha", finalizou Rino.

Dentista formado e representando uma empresa que levará um equipamento de última geração para os atendimentos, Fernando Vusberg está animado para iniciar os atendimentos.

"É a primeira vez que participo. Eu fui convidado e vou estar mexendo na parte do Cad-Cam, que é uma máquina que escaneia boca, faz a coroa em uma fresadora e imprime em uma peça de porcelana o implante, que de lá já é implantado na boca paciente", disse Vusberg.

Em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), da Associação Metareila, Kanindé e dos Distritos Sanitários Especial Indígenas (Dsei), a Associação Doutor Sem Fronteiras irá realizar atendimentos nas aldeias Lapetanha e Uru-eu-wau-wau. A expectativa é atender 310 indígenas.

"A Associação já existe desde 2014 e é a 4o vez que vamos realizar atendimento odontológico em comunidades carentes da região de Cacoal (RO) e Vilhena (RO). Esse ano nós fechamos parcerias para realizar atendimentos para os indígenas do dia 30 de junho ao dia 9 de julho. A ideia inicial é atender não em quantidade, mas sim em qualidade", explicou Machado.

Já a segunda etapa do projeto é na região ribeirinha de Porto Velho.

"A segunda etapa vai atender as comunidades de Nazaré e a Reserva Extrativista (Resex) do Cuniã, no Baixo Madeira, entre os dias 10 a 23 de julho. Nós vamos levar nas duas etapas cerca de 40 profissionais e mais 10 acadêmicos, além do tratamento atuaremos também na área de prevenção vamos levar dois mil kits odontológicos que foram doados", informou Machado.

Para Ivaneide Bandeira, Coordenadora de Projetos da Kanindé, afirma que a parceria com as entidades indígenas e a associação é de extrema importância.

"É a primeira vez que os índios de Rondônia irão receber esse atendimento especializado e eu não faria isso sem as parcerias deles. Para eu é fundamental mostrar que estamos juntos. Os indígenas recebem o tratamento básico, mas a equipe de saúde não tem um aparato especializado para atender aos pacientes", disse Ivaneide.

A representante técnica de saúde bucal do Dicei de Vilhena, Renata Prestes, informou que apenas dois odontologistas realizam atendimento aos indígenas.

"A gente já trabalha com atenção básica com dois dentistas atendendo todo o pólo de Cacoal, mas é a primeira vez que está sendo levado atendimento especializado para aquela área", disse Renata.

Projeto
A Associação Doutores Sem Fronteiras tem como objetivo percorrer aldeias e comunidades da Amazônia, levando especialistas da odontologia e, por meio da colaboração de seus associados, erradicar a falta de acesso de determinadas populações aos atendimentos básicos de saúde, educação e bem-estar, sem interferir na cultura, religião e características sociais das localidades atendidas.

Interessados em mais informações podem acessar o site da instituição.



http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/estudantes-de-odontologia-iniciam-atendimentos-voluntarios-nas-comunidades-ribeirinhas-de-ro.ghtml
Amazônia:Saúde

Related Protected Areas:

  • UC Lago do Cuniã
  • TI Sete de Setembro
  • TI Uru-Eu-Wau-Wau
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.