Pirapitinga recebe crianças de projeto ambiental

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 01/08/2017
Visita fez parte das comemorações de 30 anos da estação ecológica que fornece importantes serviços ambientais ao Lago de Três Marias, na bacia do São Francisco, em Minas



A Estação Ecológica (Esec) de Pirapitinga, no município de Morada Nova, em Minas, realizou atividades educativas com crianças do Projeto Ambiental da Polícia Militar Ambiental de São Gonçalo do Abaeté, cidade vizinha. O evento fez parte das comemorações de 30 anos da unidade de conservação (UC), completados na semana passada.

A Esec de Pirapitinga é uma das poucas unidades de conservação (UCs) inseridas na Bacia do Rio São Francisco. Sua importância pode ser demonstrada pelos serviços ambientais que fornece ao Lago de Três Marias, evitando processos erosivos e fornecendo alimento para as diferentes espécies de peixes.

A Esec também protege espécies da fauna e da flora em suas diferentes fitofisionomias de cerrado (cerradão, mata mesofítica, cerrado sensu strictu, campo sujo e vegetação na área de fluxo e refluxo do Lago de Três Marias).

As pesquisas realizadas na UC já identificaram 523 espécies de animais, dentre elas 19 ameaçadas de extinção, como tatu-canastra, o tamanduá-bandeira, o tamanduá-mirim, lobo-guará, jaguatirica, raposinha, onça-parda e tatu-bola.

A Esec Pirapitinga também abriga 208 espécies de pássaros, 33,87% das 614 espécies de aves descritas para a região do Rio São Francisco. Desse total, 11 espécies possuem algum status de conservação, sendo cinco endêmicas (exclusivas) do bioma Cerrado e seis presentes em lista de ameaçadas de extinção.

A unidade de conservação é um dos poucos locais em que ocorre a reprodução do jacaré-de papo-amarelo no Lago de Três Marias. Também abriga espécies da flora ameaçadas de extinção como a sucupira-branca e o baru.

A Esec de Pirapitinga não sofre incêndios florestais há mais de 40 anos. Esse fato torna a unidade um laboratório a céu aberto para o desenvolvimento de pesquisas sobre as influências positivas e negativas da ausência do fogo no Cerrado.

O servidor Aristeu Nunes dos Santos, que atua na unidade antes mesmo de sua criação, afirma que, diante dos dados sobre a biodiversidade da Esec de Pirapitinga, há muito o que festejar. "A estação ecológica cumpre os seus objetivos de conservação nesses 30 anos, com contribuições diretas à recuperação do Rio São Francisco. Presenciei as transformações da paisagem e hoje vejo a grande quantidade de animais que vivem dentro da unidade de conservação", disse Santos.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9063-pirapitinga-recebe-criancas-de-projeto-ambiental
UC:Estação Ecológica

Related Protected Areas:

  • UC Pirapitinga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.