Queimadas atingem Parque Nacional do Araguaia há 20 dias

G1 - http://g1.globo.com/ - 09/09/2017
Cinco grandes incêndios atingem o local. Três deles acontecem na Mata do Mamão, maior área verde do parque.



Mais de 155 mil hectares do Parque Nacional do Araguaia, na região sudoeste do Tocantins, foram destruídos pelo fogo até a manhã deste sábado (9). A área equivale ao tamanho de Teresina (PI). Desde o último dia 28 de agosto, quando o último levantamento havia sido divulgado, a área atingida por queimadas quase triplicou. Naquela data, mais de 56 mil dos 560 mil hectares de área total do parque, haviam sido destruídos. As informações foram passadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

A área faz parte da Ilha do Bananal e de acordo chefe do Parque Nacional do Araguaia, Raoni Japiassu Merisse, desde o dia 20 de agosto equipes estão tentando conter cinco grandes incêndios no local. Três deles acontecem na Mata do Mamão, maior área verde do parque.

"Essa mata é a área com mais floresta nativa e biodiversidade da Ilha do Bananal. Fizemos um trabalho de queima controlada nas áreas próximas para evitar que incêndios atingissem a mata, mas infelizmente uma pequena área não foi feito o trabalho e justamente por aí é que iniciaram os focos", conta.

Cerca de trinta pessoas, entre brigadistas, equipe do parque e Ibama, trabalham para conter as chamas com a ajuda de um helicóptero.


Outros incêndios:

Em outra reserva, a estação Ecológica Serra Geral, no Jalapão, uma área de pelo menos seis mil campos de futebol foi destruída no dia 28 de agosto.

O fogo também atingiu a região do Parque Estadual do Cantão, uma unidade que abriga mais de 400 espécies de animais.

Além de consumir reservas ambientais, o fogo também atingiu entre os dias 19 e 25, cerca de 30 propriedades em Pedro Afonso. Mais de 2 mil hectares podem ter sido consumidos. A área equivale a cerca de 2 mil campos de futebol.

Pelo menos 30 cabeças de gado morreram queimadas.

As queimadas também têm prejudicado o fornecimento de energia. No dia 16 de agosto, pelo menos 22 cidades ficaram com fornecimento prejudicado no Tocantins por causa do fogo em linhas de transmissão.



https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/queimadas-atingem-parque-nacional-do-araguaia-ha-20-dias.ghtml
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Araguaia
  • UC Serra Geral do Tocantins
  • UC Cantão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.