Incêndio destrói parte do Parque Estadual do Grajaú

O Globo, Rio, p. 14 - 05/11/2017
Incêndio destrói parte do Parque Estadual do Grajaú
Fogo pode ter atingido área equivalente a sete campos de futebol

CAROLINA CALLEGARI RENAN RODRIGUES
granderio@oglobo.com.br

Um incêndio destruiu ontem parte do Parque Estadual do Grajaú. As chamas teriam começado no Morro do Elefante, na Floresta da Tijuca, que fica vizinha à unidade de conservação. O cálculo inicial é que a área queimada chegou a sete hectares - o equivalente a sete campos de futebol. O parque tem 55 hectares. Três quartéis do Corpo de Bombeiros (Grajaú, Vila Isabel e Alto da Boa Vista ) atuaram em conjunto no combate ao fogo, trabalho que começou pela manhã e seguiu à tarde. Guardas ambientais auxiliaram na operação.
Frequentadores que preferiram não se identificar contaram que suspeitam de incêndio criminoso. Eles disseram que traficantes costumam ser vistos no parque, usado como rota de fuga. O fogo na mata seria uma maneira de facilitar o deslocamento de bandidos.
As primeiras equipes do Corpo de Bombeiros se dirigiram para o parque às 10h38m de ontem. No início da tarde, foi necessário chamar reforço. No começo da noite, a corporação informou que não havia mais fogo.
O engenheiro ambiental Luciano Menna Barreto - que trabalha no Grupo Ecos Gestão Ambiental, responsável pela manutenção do plantio do Parque Estadual do Grajaú - estima que as chamas tenham destruído sete hectares. Uma das áreas consumidas pelo fogo havia sido reflorestada por conta de uma medida compensatória realizada por uma empresa.
- Trabalhamos numa área de recuperação que também foi atingida pelas chamas. O incêndio deve ter destruído cerca de 85 espécies introduzidas nesse replantio. Não há brigada de incêndio aqui. Se houvesse, teria minimizado o impacto - reclamou Barreto.
Gestor do parque há oito anos, Marcio Rocha Carezza disse que o parque não registrava um incêndio desde 2015.
- A informação que eu tive é que o fogo começou no Morro do Elefante, na Floresta da Tijuca, mas veio para cá por causa do vento. Em 2010, um grande incêndio obrigou nossa equipe a deixar até a administração, na entrada do parque - contou o gestor.
De longe, moradores do Grajaú observavam as nuvens de fumaça.
- Eu estava caminhando com meu cachorro na Praça Edmundo Rego, por volta das 11h, quando tomei um susto ao ver os caminhões do Corpo de Bombeiros - disse a aposentada Stelita Polverari.
Menna Barreto destacou que incêndios poderiam ser evitados com medidas como a construção de aceiros (faixas abertas na mata para impedir que o fogo se alastre). A Reserva Florestal do Grajaú foi criada em 1978, sendo que, em 2002, foi transformada em parque estadual.

O Globo, 05/11/2017, Rio, p. 14

https://oglobo.globo.com/rio/incendio-atinge-floresta-no-parque-estadual-do-grajau-na-zona-norte-22030014
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Grajaú
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.