Projeto estimula alunos a conhecerem o Parque Nacional dos Campos Gerais

Diário dos Campos - https://www.diariodoscampos.com.br/ - 14/12/2017
Projeto estimula alunos a conhecerem o Parque Nacional dos Campos Gerais

Diário dos Campos


"Mais de 1000 alunos de doze escolas do primeiro ciclo do ensino fundamental de Ponta Grossa receberam neste bimestre a visita de profissionais de turismo e do ICMBio - Instituto Chico Mendes de Biodiversidade - para atividades de orientação sobre o Parque Nacional dos Campos Gerais. Com previsão de distribuição de cerca de 30 mil cartilhas e palestras contínuas de formação de professores, o projeto 'Conhecendo o Patrimônio do Parque Nacional dos Campos Gerais', aprovado pela Secretaria de Cultura do Governo do Paraná através do PROFICE, com o apoio da Copel e dos Supermercados Tozetto, pretende começar pelas crianças o trabalho de conhecimento, valorização e conscientização sobre o patrimônio natural dos Campos Gerais.

O projeto foi proposto pela professora do curso de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Jasmine Cardozo Moreira. "Apesar de o Parque Nacional do Campos Gerais ser uma unidade criada em 2006 para proteger os recursos naturais da região, notamos que muitas pessoas não sabem da sua existência e desconhecem aspectos naturais e mesmo culturais da região onde vivem", explica. Esse conhecimento, segundo ela, é essencial tanto para a conservação, quanto para o entendimento da identidade cultural regional.

Uma das iniciativas do projeto foi a produção de uma cartilha de 20 páginas, explicando o que é o Parque Nacional dos Campos Gerais, qual sua fauna e flora e outros atrativos da região.

"Muitas crianças nunca tinham ouvido falar em animais que temos na região, como o lobo-guará, a cutia, a suçuarana, a curucaca, a gralha-azul e o tamanduá-bandeira. Também desconheciam que plantas como o "cacto-bola e a flor "rainha do abismo" só existem aqui e estão ameaçadas de "extinção", conta a turismóloga Bárbara Cristina Leite, que percorreu as escolas. Ela também notou que depois das atividades, as crianças ficaram mais curiosas em visitar ou revisitar as áreas que integram o parque. Entre as regiões do Parque "algumas fazem parte do inventário turístico da região e são bastante conhecidas pelo público, como a Cachoeira da Mariquinha, a Cachoeira do Rio São Jorge, o Buraco do Padre, o Capão da Onça e as Furnas Gêmeas.

Para a chefe do Parque Nacional dos Campos Gerais, Lilian Miranda Garcia, a iniciativa é imprescindível. "Recebemos as cartilhas do projeto e estamos fazendo um trabalho bastante criterioso, que leva formação aos professores de cada escola, propõe jogos com as crianças e o estudo e desenvolvimento da cartilha", explica. As atividades serão retomadas em 2018.


Transformação

A coordenadora do Ensino Fundamental I da Escola Desafio, Andreia Cristine Justus Shigemori, conta que "o projeto possibilitou às crianças um olhar diferenciado ao nosso patrimônio natural. Certamente quando elas visitarem "esses locais estarão muito mais atentas buscando reconhecer a fauna e a flora e cuidando do ambiente", assinala.



https://www.diariodoscampos.com.br/noticia/projeto-estimula-alunos-a-conhecerem-o-parque-nacional-dos-campos-gerais
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Campos Gerais
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.