Baleia encalha na Grande Florianópolis e é resgatada com vida

Diário Catarinense - http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/ - 21/12/2017
Baleia encalha na Grande Florianópolis e é resgatada com vida

Diário Catarinense


Uma baleia-de-bryde, medindo 10 metros e aproximadamente 15 toneladas, encalhou viva na Praia de Baixo, em Paulo Lopes, no início da manhã desta quinta-feira. O animal apresentava alguns ferimentos no queixo e na cauda. Ao entardecer, após horas de resgate, a baleia foi rebocada por uma embarcação do Corpo de Bombeiros, além de ajuda da Polícia Ambiental. O animal seguiu para dentro do mar.

Também participaram do resgate equipes do Projeto Baleia Franca, da R3 Animal e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), todas executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) na região, além de uma equipe da APA da Baleia Franca, estão no local para analisar o quadro clínico do animal e verificar os procedimentos adequados a serem tomados, seguindo o Protocolo de Encalhes da APA da Baleia Franca, um programa desenvolvido pela equipe da Unidade de Conservação Federal para prestar assistência aos mamíferos marinhos encalhados.

A baleia-de-bryde é uma espécie que habita águas tropicais e subtropicais de todos os oceanos, tanto em áreas costeiras como oceânicas. Apresenta um corpo longo e estreito e uma pequena nadadeira dorsal. Segundo a bióloga Karina Groch, representante do Projeto Baleia Franca, ainda é preciso entender o quadro clínico do animal para decidir os próximos passos e realizar o procedimento mais seguro.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).



http://dc.clicrbs.com.br/sc/noticias/noticia/2017/12/baleia-encalha-na-grande-florianopolis-e-e-resgatada-com-vida-10101684.html
Biodiversidade:Fauna

Related Protected Areas:

  • UC Baleia Franca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.