Barco é apreendido com quase 2 toneladas de mapará no defeso, no interior de Belterra

G1 - http://g1.globo.com/ - 03/02/2018
Barco é apreendido com quase 2 toneladas de mapará no defeso, no interior de Belterra
Agentes ambientais abordaram a embarcação após denúncias. O proprietário foi multado e o pescado distribuído a moradores da região da Flona.

Por G1 Santarém


Uma operação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apreendeu quase duas toneladas de peixes da espécie mapará, que estão na fase de reprodução, o chamado período do defeso, quando a pesca também é proibida.

Após denúncias, fiscais do órgão saíram e diligência desde a madrugada deste sábado (3) pelas comunidades Itapaiuna e Iatapuama, que ficam na região da Floresta Nacional do Tapajós (Flona), em Belterra, Região Metropolitana de Santarém, no Pará.

Na chegada, os agentes ambientais flagraram a embarcação tipo geleira escondida em um lago na comunidade Itapuama. Na abordagem, foi comprovada a pesca ilegal do mapará. Também foram apreendidos 600 kg da espécie dourada.

A embarcação foi apreendida e o proprietário, por ser réu primário, ficou como fiel depositário da embarcação. A multa aplicada foi de R$ 20 reais por cada quilo de peixe e mais R$ 700 pela ação do dano ao meio ambiente.

Segundo o ICMBio, todo o pescado foi doado para famílias que vivem nas comunidades Cametá, Pinhel, Ianduru e Samauma, também na Flona.

O período do defeso de oito espécies de peixes na região começou em novembro de 2017 e segue até março deste ano. Nesse período, a pesca está proibida para espécies como: pacu, jatuarana, pirapitinga, aracu, fura calça, mapará, curimatá e branquinha.



https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/barco-e-apreendido-com-quase-2-toneladas-de-mapara-no-defeso-no-interior-de-belterra.ghtml
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Tapajós
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.