Naturatins mostra resultado de ações no Jalapão

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/ - 21/02/2018
Naturatins mostra resultado de ações no Jalapão

Por Tânia Caldas | Governo do Tocantins


A diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) apresentou nesta quarta-feira, 21, o relatório de uma ampla operação no Parque Estadual do Jalapão (PEJ). Boa parte da operação, realizada durante o feriado prolongado do Carnaval, se concentrou na área das Dunas, verificando as operadoras que trabalham levando turistas à região. A Unidade de Conservação (UC) é de gestão do Naturatins e as Dunas são o principal atrativo turístico da região.

A ação ocorreu entre os dias 8 e 14, e constituiu-se na fiscalização, ordenamento da visitação e orientação aos visitantes, quanto às normas de visitação do local, que a cada ano recebe maior número de visitantes. Neste período as Dunas receberam 1.225 pessoas.

Conforme o relatório foram 702 turistas agenciados e 523 particulares. Ou seja, 57% frequentadores de operadoras de turismo e 43% de visitantes particulares, que vão por conta própria. De acordo com os registros, a diferença no percentual de visitantes particulares e visitantes agenciados é de 14%.

A bióloga e inspetora de Recursos Naturais, Aline Vilarinho, adiantou. "Muitos turistas são particulares, mas a maioria procura as agências de turismo para realizar a visitação. Nos períodos de maior visita como nos feriados, o Naturatins envia ao Parque, voluntários e fiscais ambientais.

DEMA

A Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA) também participou da operação enviando três agentes de polícia e um perito. Além de reforçar a fiscalização, os policiais desenvolveram outras atividades conforme as demandas do PEJ.

De acordo com a inspetora, o serviço dos voluntários contribui, apoiando a gestão da Unidade de Conservação, sendo também uma forma de aproximar a sociedade da Unidade, fazendo com que as pessoas percebam que essas áreas são do povo e que a comunidade tem o direito de usufruir e o dever de cuidar. "Esta é uma oportunidade única de interação e reconciliação entre o homem e a natureza", sinalizou Aline.

Neste feriado prolongado as Dunas receberam visitantes de quase todos estados brasileiros, com ênfase para seis deles. O estado de São Paulo teve 33% de visitantes. Em segundo lugar ficou o Tocantins, com 26%. Depois o Rio de Janeiro com 17%. O Distrito Federal teve a participação de 11% dos turistas, 8% da Bahia e 5% de Goiás.

Operações como esta ocorrem principalmente nos feriados, mas esta em especial, ocorreu atendendo também as demandas da Associação de Empresas de Turismo Receptivo do Tocantins (ATTR), em relação à exigência do credenciamento de empresas e condutores, junto ao órgão gestor da Unidade de Conservação. Durante a ação foram registradas cerca de 40 agências de turismo, destas aproximadamente sete estavam irregulares.

Segundo o Diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Gilberto Iris de Oliveira foram identificadas as que são credenciadas e autuadas aquelas que atuam de forma irregular. "O empenho e dedicação dos nossos parceiros culminou no sucesso obtido na ação de monitoramento e controle ambiental, durante o feriado prolongado de carnaval", enfatizou.

Parque Estadual do Jalapão

Para o diretor esta parceria visou desenvolver uma operação de uso público, educação ambiental e fiscalização no Parque Estadual do Jalapão e entorno. "De modo a controlar, monitorar, orientar e sensibilizar os visitantes para a preservação dos atrativos naturais, bem como da fragilidade do ecossistema do lugar, divulgando o trabalho de preservação e conservação da biodiversidade" ressaltou.

Participaram da operação a equipe do Parque Estadual do Jalapão, Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas, fiscais da Diretoria de Proteção e Qualidade Ambiental, Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA), além dos voluntários inscritos no Programa Voluntários Pela Natureza.

Conforme o gerente das Unidades de Conservação, Parques Estaduais e Monumento Natural, Marcelo Henrique Rodrigues, a ação foi realizada conjuntamente e beneficiou a Unidade de Conservação. "Há cerca de dois anos, o Naturatins vem trabalhando no ordenamento da visitação do atrativo, quando está procurando cadastrar as empresas e guias/condutores de turismo para atuarem de forma ordenada e consciente dentro da UC", concluiu.



http://naturatins.to.gov.br/noticia/2018/2/21/naturatins-mostra-resultado-de-acoes--no-jalapao/
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.

Our sites


Visit the other platforms developed by the Protected Areas Monitoring Program of the Instituto Socioambiental.

Support


This platform would not be possible without the help of our supporters.

Gordon and Betty Moore Foundation
 
© Todos os direitos reservados. Para reprodução de trechos de textos é necessário citar o autor (quando houver) e o site (Unidades de Conservação no Brasil/Instituto Socioambiental - https://uc.socioambiental.org) e data de acesso. A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida. Entre em contato para solicitações comerciais de uso do conteúdo.