Programa Monitora realiza capacitação na Rebio Abufari

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 05/04/2018
Programa Monitora realiza capacitação na Rebio Abufari
Comunitários participaram de treinamento com foco na atividade pesqueira.

ICMBio
Publicado: Quinta, 05 de Abril de 2018, 10h41


O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (Cepam), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e a Reserva Biológica (Rebio) do Abufari, localizada no município de Tapauá, no Amazonas, promoveram entre os dias 22 e 26 de março uma capacitação com o objetivo de implementar o Protocolo de Automonitoramento da Pesca. O protocolo faz parte do Programa Nacional de Monitoramento da Biodiversidade (Monitora), coordenado pelo ICMBio.

As famílias, selecionadas previamente durante o processo de mobilização na unidade de conservação (UC), apóiam o monitoramento da pesca nas UCs onde residem. A atividade não gera nenhum ônus aos comunitários, que realizam as ações de monitoramento quatro vezes por ano, sempre com duração de uma semana, representando cada período do ciclo hidrográfico da Amazônia (seca, enchente, cheia e vazante). Os participantes anotam diversas informações referentes à pesca: tipo de embarcação, quantidade de pessoas envolvidas, esforço de captura, apetrechos utilizados, tamanho dos peixes e dados sobre produção e consumo de pescado.

SOBRE O TREINAMENTO
Os comunitários foram capacitados de forma que possam dar continuidade ao processo de monitoramento da pesca. O treinamento abordou aspectos legais do Programa Monitora e apresentou o Protocolo de Automonitoramento. Além disso, foram oferecidos exercícios práticos, nos quais as famílias puderam simular o preenchimento das fichas e aprender a maneira correta de medir e pesar cada espécie. Participaram da capacitação 25 famílias das comunidades Tambaquizinho, Pupunha, Macapá, Fazenda e Tauá-Mirim.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9540-programa-monitora-realiza-capacitacao-na-rebio-abufari
UC:Reserva Biológica

Related Protected Areas:

  • UC Abufari
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.