Resex Rio Unini elabora cartilha do Plano de Manejo

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 23/05/2018
Resex Rio Unini elabora cartilha do Plano de Manejo
Publicação contém o resumo dos principais conteúdos do Plano.

ICMBio
Publicado: Quarta, 23 de Maio de 2018, 15h02


A Reserva Extrativista (Resex) do Rio Unini, localizada em Barcelos no Amazonas, lançou uma cartilha resumida do Plano de Manejo da unidade de conservação. Demanda antiga dos comunitários - especialmente dos jovens, lideranças e educadores - a cartilha contém os Acordos de Gestão e um resumo dos principais conteúdos do Plano de Manejo, possibilitando melhor compreensão e divulgação deste importante instrumento de gestão.

A cartilha foi elaborada com recursos do Programa ARPA, e contou com a participação dos Jovens Protagonistas do Rio Unini. A consultora Erica Bettiol, responsável pela confecção do material, promoveu oficina participativa em que os jovens aprenderam um pouco mais sobre o Plano de Manejo, conheceram o projeto da cartilha e contribuíram com ilustrações próprias que foram incluídas no material final impresso. A publicação será entregue para todas as famílias beneficiárias da UC, e alguns exemplares serão encaminhados aos parceiros locais e conselheiros da Resex do Unini e Parna Jaú.

Sobre a Resex
Para chegar até a Resex do Unini é necessário estar em embarcação, que pode ser do tipo regional (que possui acomodação) ou voadeiras. A Reserva Extrativista é uma área utilizada por populações extrativistas tradicionais, cuja subsistência baseia-se no extrativismo e, complementarmente, na agricultura de subsistência e na criação de animais de pequeno porte, e tem como objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da unidade. A Resex tem um efetivo monitoramento de quelônios (tartarugas).

Conheça a cartilha do Plano de Manejo Participativo da Resex do Rio Unini



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9644-resex-rio-unini-elabora-cartilha-do-plano-de-manejo
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Rio Unini
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.