Em sobrevoo de monitoramento, pesquisadores encontram 35 baleias no litoral de SC; FOTOS

G1 - http://g1.globo.com/ - 16/07/2018
Em sobrevoo de monitoramento, pesquisadores encontram 35 baleias no litoral de SC; FOTOS
16/07/2018 10h08

Por NSC TV

Foram flagradas 12 mães com filhotes e 11 indivíduos adultos sozinhos durante a primeira observação aérea da temporada 2018.

Primeiro monitoramento aéreo do ano registra 35 baleias em SC

O primeiro sobrevoo da temporada 2018 de monitoramento de baleias-francas conseguiu flagrar 35 baleias no litoral Santa Catarina. A maior concentração estava nas prais de Imbituba, no Sul catarinense.

Foram 12 mães com filhotes e 11 indivíduos adultos sozinhos. O número é maior do que o registrado no ano passado, quando 29 animais foram identificados, mas a oscilação é normal, garantem os pesquisadores.

O trabalho ocorreu durante o domingo (15), entre Florianópolis e o Litoral Sul, e levou em conta a análise prévia do número de baleias francas que frequentam a Área de Proteção Ambiental (APA) da baleia-franca.

Todos os animais foram fotografados para avaliar a dinâmica populacional da espécie, taxa de crescimento populacional e taxa de retorno. Até o final da temporada estão previstos mais dois voos, em setembro (considerado o pico de ocorrências em setembro) e novembro (fim da temporada).

A observação aérea feita pelo Instituto Australis, por meio de seu projeto Baleia-Franca, integra o Programa de Pesquisa e Monitoramento das Baleias-Francas no Porto de Imbituba e Adjacências, desenvolvido pela SCPar Porto de Imbituba e executado pelo Grupo Acquaplan.

Durante o domingo, também foi possível avistar uma baleia franca próxima da plataforma de pesca em Balneário Rincão.

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/em-sobrevoo-de-monitoramento-pesquisadores-encontram-35-baleias-no-litoral-de-santa-catarina.ghtml


Biodiversidade:Fauna

Related Protected Areas:

  • UC Baleia Franca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.