Esec apoia projeto de pesquisa no Lago de Três Marias

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 25/07/2018
Esec apoia projeto de pesquisa no Lago de Três Marias
25 de Julho de 2018, 17h12

Equipe da Esec Pirapitinga e pesquisadores percorreram 500 quilômetros ao longo do rio São Francisco.

A equipe da Estação Ecológica (Esec) de Pirapitinga navegou, durante os dias 18 a 24, cerca de 500 quilômetros ao longo do Lago de Três Marias no Rio São Francisco, em apoio ao projeto de pesquisa do programa de pós-graduação da Geologia da Universidade Federal de Minas Gerais e pela Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucurí.

Os pesquisadores Gustavo Filemon e Ciro Couto realizaram coletas ao longo do lago, buscando investigar e caracterizar as concentrações e distribuições de metais pesados da Usina Hidrelétrica de Três Marias, administrada pela CEMIG, próxima aos municípios de Três Marias e Morada Nova de Minas, ambas no estado de Minas Gerais.

O objetivo da pesquisa é confeccionar um mapa de geoacumulações, para gerar uma base de estudo ambiental e ilustrar as características geoquímicas da represa. Como também analisar os parâmetros físico-químicos locais vinculados ao processo de adsorção dos metais em sedimentos de corrente; avaliar as concentrações e distribuições de metais pesados; obter dados relativos ao comportamento das concentrações de metais pesados na represa, no período de 1991 a 2018; relatar os riscos ambientais presentes e as restrições de uso da área e, por fim, sugerir possíveis remediações para amenizar os impactos ambientais, visando a recuperação e preservação da represa de Três Marias.

"A pesquisa autorizada via Sisbio é importante, visto que poderá auxiliar na identificação da influência do Lago na dinâmica da paisagem dentro da Unidade de conservação e seu entorno, além de identificar possíveis impactos ambientais à fauna e flora da Estação Ecológica de Pirapitinga", ressalta Tiago Rezende, analista ambiental da unidade.

Durante todo o percurso foi possível avistar raposas, capivaras e várias espécies de aves e os diferentes tipos de ocupações e de vegetação as margens da represa. "Mas nenhum local se compara a exuberância da vegetação e paisagem existente na Esec Pirapitinga", afirma João da Cruz, voluntário do ICMBio que participou da atividade.

Sobre a Esec
A Estação Ecológica de Pirapitinga é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, criada em 1987, constitui numa ilha-península localizada no Lago de Três Marias-MG, no Rio São Francisco.

Possui diferentes fitofisionomias de Cerrado, abriga 21 espécies da fauna ameaçadas de extinção. A ausência de incêndios florestais a mais de 44 anos, torna a Unidade um "laboratório vivo" para pesquisas relacionadas à influência que a ausência do fogo provoca no Bioma Cerrado.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9820-esec-apoia-projeto-de-pesquisa-no-lago-de-tres-marias
UC:Estação Ecológica

Related Protected Areas:

  • UC Pirapitinga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.