Flona de Silvânia promove seminário sobre Javali

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 23/08/2018
Flona de Silvânia promove seminário sobre Javali
23 de Agosto de 2018, 15h50

Especialistas esclareceram dúvidas e pontuando as principais questões relacionadas à presença do javali no município.

A Floresta Nacional de Silvânia e instituições parceiras promoveram, no dia 9 de agosto, o seminário intitulado "O javali asselvajado no município de Silvânia: prevenção, controle e monitoramento". O evento foi realizado no auditório da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e contou com a participação de proprietários rurais, universitários, representantes de instituições da sociedade civil, controladores (caçadores), comunitários e moradores de municípios circunvizinhos.

Durante todo o dia os participantes do seminário tiveram a oportunidade de ouvir vários especialistas relacionados ao tema, esclarecendo dúvidas e pontuando as principais questões relacionadas à presença do javali no município. Em Silvânia, além dos problemas ambientais, o javali tem causado preocupação aos proprietários rurais em função da presença de caçadores não legalizados e dos danos ocasionados a agricultura. É o caso de Jorge Schmidt, proprietário rural vizinho à Flona e participante do seminário, para quem o aumento da população desses animais, além de degradar nascentes e plantações, tem atraído caçadores da região e até de municípios mais distantes, que muitas vezes entram nas propriedades sem autorização.

A primeira parte do Seminário, realizada na parte da manhã, foi reservada para as apresentações de Leo Caetano, analista ambiental lotado na Superintendência do IBAMA em Goiás, que discorreu sobre o "Manejo de Javalis", e ao 2o Tenente Magdiel dos Santos Lima, do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército, que abordou os procedimentos para "Emissão de Certificado de Registro de armas de fogo para atividade de caçador".

Já na parte da tarde, o Seminário contou com a participação do 1o Tenente Joel Gaio e do Cabo Ilton Agostini Júnior, lotados na 1ª Companhia do 2o Batalhão Ambiental de Santa Catarina, que discorreram sobre as "Iniciativas do controle populacional de javalis" naquele estado. A palestrante Poliana Junqueira do Val, médica veterinária da Agência Goiana de Defesa Agropecuária, abordou as zoonoses relacionadas aos javalis, destacando a proibição para o consumo, comercialização e transporte das carcaças no estado de Goiás. A palestrante Tainah Corrêa Guimarães, analista ambiental, lotada no CBC e responsável por coordenar as discussões sobre o tema no âmbito do ICMBio, discorreu sobre o "Manejo de Javalis em UCs Federais", compartilhando a experiência institucional no enfrentamento do problema. Já Daniel Terra, presidente da Associação Nacional de Caça e Conservação (ANCC), concluiu as atividades do dia, reforçando a importância da regularização do controlador (caçador) junto aos órgãos ambientais e ao Exército.

A realização do Seminário atendeu a uma demanda na comunidade local e resultou de uma ampla parceria entre o ICMBio, IBAMA, Prefeitura de Silvânia, Sindicato dos Produtores Rurais (SIPROSIL), AGRODEFESA e EMATER. Em seqüência ao seminário será realizada, sob coordenação do ICMBio, oficina de trabalho para elaboração do Plano de Controle do Javali no município, nos dias 25 e 26 de outubro próximo.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9913-flona-de-silvania-promove-seminario-sobre-javali
Biodiversidade:Fauna

Related Protected Areas:

  • UC Silvânia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.