Assungui promove curso de condutor de trilha ecológica

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 04/12/2018
Assungui promove curso de condutor de trilha ecológica
04 de Dezembro de 2018, 16h42

Flona promove curso para comemorar 50 anos de criação da unidade.

A Flona de Assungui está completando 50 anos de criação e, para comemorar a data, promoveu a segunda edição do Curso de Condutores de Trilhas Ecológicas. Foram oferecidas 30 vagas para os interessados, sendo que a maioria das vagas foram preenchidas por moradores da região do entorno da Flona e da cidade de Campo Largo.

Foram 3 dias de curso, aos sábados, nos dias 10 e 24 de novembro e 01 de dezembro, totalizando 18 horas. No primeiro dia de curso, foi abordada, de forma resumida, as atvidades do ICMBio e da Flona, além de explicar sobre o SNUC, a conceituação de trilhas e a intepretação ambiental. Por fim, foi feito um exercício prático com os participantes para entendimento das diferentes abordagens possíveis na condução do visitante na trilha.

O segundo dia focou na conduta e características do condutor, ética e apresentação profissional, interpretação e condução de trilhas e, ao final do dia, foi realizado um trabalho prático de melhoria de estruturas de visitação, onde foi feito o plantio de mudas de espécies nativas ao longo do início da trilha da Gralha Azul.

No terceiro dia, foi realizado o módulo de primeiros socorros, com a instrução do Soldado Mazine do Corpo de Bombeiros de Campo Largo, que tratou de situações mais prováveis de ocorrer numa trilha na natureza, como atendimento de quedas, fraturas, picadas de insetos, aranhas e cobras e situações de parada cardíaca e respiratória, ensinando os procedimentos básicos para atendimento dessas demandas. O período da tarde focou na questão do turismo de base comunitária e também foram discutidas algumas estratégias de marketing e divulgação que podem ser trabalhadas.

As parcerias e apoios recebidos viabilizaram o curso. A organização foi feita com o apoio da Associação Miríade, através do projeto Trilhas da Gralha Azul, que vem sendo realizado na Flona com financiamento da SOS Mata Atlântica. O IFPR - Campus Campo Largo também colaborou na organização, bem como em ministrar aulas de diversos temas aos participantes. A UC contou também com o apoio da UPRF Litoral, através da professora Beatriz, e do Corpo de Bombeiros de Campo Largo, que realizou a instrução em Primeiros Socorros.

Agora, a equipe da Flona aguarda a publicação do Plano de Manejo, que já foi finalizado e aguarda os trâmites legais finais, para publicar a portaria regulamentando a atuação de condutores no interior da UC e, então, realizar o chamamento público para interessados em desenvolver as atividades de condução de visitantes nas trilhas da Flona. A estruturação da Flona para a visitação é um dos focos determinados no Plano de Manejo para os próximos anos, e o curso é uma etapa importante para a efetivação da diretriz.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10113-assungui-promove-curso-de-condutor-de-trilha-ecologica
Turismo Ambiental

Related Protected Areas:

  • UC Assungui
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.