Cuíca menor que moeda é flagrada no Parna da Tijuca

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 12/12/2018
Cuíca menor que moeda é flagrada no Parna da Tijuca
12 de Dezembro de 2018, 15h24

Cuíca-de-três-listras é parente próxima das cuícas-anãs; uma das menores da Mata Atlântica.

Uma cuíca flagrada no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, chamou atenção. Ela é menor que uma moeda de 1 real. Os funcionários do Parque buscavam caramujos quando viram algo se mexer de forma muito rápida. Para surpresa de quem estava no local, a espécie capturada para identificação era uma cuíca-de-três-listas.

A cuíca é um animal difícil de observação por sua rapidez de deslocamento. Além desse disso, o tamanho também cria obstáculos para o contato. A cuíca-de-três-listras, que chega a quase 10 centímetros quando adulta, pode ser menor que uma moeda quando um filhote.

Os hábitos de vida não facilitam também o contato com elas. Além de se movimentarem, em alguns momentos, de baixo da terra, esses mamíferos são mais ativos durante o período noturno. No Brasil ocorrem mais de 50 espécies de marsupiais, animais que produzem as crias através de uma bolsa abdominal. Porém, diferente dos gambás e de outros gêneros maiores, como cangurus, as cuícas-de-três-listras não têm bolsas para carregar os filhotes.

"Os filhotes são carregados nas costas das mães. É também no dorso que essa espécie carrega o peso do nome. As três faixas pretas contidas na pelagem se destacam no tom marrom", explica o chefe do Parque da Tijuca, Ernesto Bastos Viveiros de Castro.

Apesar do apreço que o animal possa causar, o ideal é não intervir no seu caminho. "Só interferimos em casos de animais feridos ou encontrados em áreas onde eles poderiam correr riscos. Pessoas sem treinamento adequado só devem manusear os animais em caso de emergência", alerta Ernesto Bastos.

Apesar do tamanho reduzido, são predadoras vorazes caçando grandes insetos, aranhas e até outros invertebrados, praticamente do tamanho delas. Também são grandes dispersoras de sementes e, com isso, contribuem com a renovação da floresta.

* Com informações do G1

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10127-cuica-menor-que-moeda-e-flagrada-no-parna-da-tijuca
Biodiversidade:Fauna

Related Protected Areas:

  • UC Tijuca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.