Explode desmatamento em unidades de conservação na Amazônia

Climainfo - http://climainfo.org.br - 23/05/2019
Explode desmatamento em unidades de conservação na Amazônia
ClimaInfo, 23 de maio de 2019.

André Borges analisou em matéria do Estadão os últimos números produzidos pelo DETER/INPE - o Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real - para as unidades de conservação da Amazônia. De agosto do ano passado até abril, o desmatamento acumulado foi de pouco mais de 8 mil hectares. Destes, 7 mil hectares foram desmatados nos primeiros 15 dias de maio somente.

Quase metade do desmatamento das unidades de conservação ocorreu numa das áreas de maior conflito, a do Jamanxim, palco de quadrilhas de grileiros que têm apoio de políticos locais e federais.

André Borges sugere uma correlação entre o salto no desmatamento em áreas protegidas e a falta de fiscalização: entre janeiro e o meio de maio do ano passado, o Ibama e o ICMBio tinham aplicado quase 2.000 multas. Este ano, no mesmo período, foram pouco mais de 1.100, uma queda de 45%.

Para o ex-ministro José Sarney Filho, "não há surpresa nessas informações. Há tristeza. Quando um governo resolve desmoralizar os agentes do Ibama, desmontar o ICMBio e acabar com as unidades de conservação, ele só está dando o sinal verde para o desmatamento."

http://climainfo.org.br/2019/05/23/explode-desmatamento-em-unidades-de-conservacao-na-amazonia/
Amazônia:Desmatamento

Related Protected Areas:

  • UC Jamanxim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.