Queda de raio provoca incêndio e consome parte do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema
A queda de um raio no último domingo (03) provocou um incêndio que atingiu grandes proporções e consumiu parte do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.
A reportagem foi informada através de uma produtora rural da localidade que o fogo destruiu toda a mata ciliar de sua fazenda, varjões de reserva, com mais de 150 alqueires, atingindo também propriedades vizinhas. Ainda segundo ela, os funcionários do local precisaram atuar para que o fogo não atingisse a sede da propriedade.
"O grande problema não é o prejuízo para os pecuaristas, é óbvio que tem o prejuízo do pasto, o pior mesmo é o descaso com a área do parque. Estamos na primavera, havia muitos filhotes na região, morreram muitos. Se tivessem reconhecido o foco de incêndio no início, não teria queimado tanto" afirmou.
Segundo apurou a reportagem, na manhã desta quarta-feira (06), apesar da chuva que caiu no dia anterior, ainda havia focos de incêndio na fazenda. O fogo teria acometido a área do Curutuba.
Outro Lado
De acordo com reportagem publicada pelo Campo Grande News nesta terça-feira (05), ao se referir ao parque, o tenente-coronel Fernando de Almeida Carminati, explicou que existem várias frentes de queimadas na região e que o reforço com os bombeiros do Distrito Federal, especialistas em incêndios florestais chegam essa semana.
"As queimadas começaram no domingo e na segunda-feira (04) foi feito o reconhecimento da área. Diante da situação foi acionado o plano de intervenção e equipes do Corpo de Bombeiros de Naviraí reforçaram os combates na região", detalhou Carminati. (*Com Campo Grande News)
https://www.novanews.com.br/noticias/policial/queda-de-raio-provoca-incendio-que-consumiu-parte-do-parque-estadual-das-varzeas-do-rio-ivinhema
UC:Parque
Related Protected Areas:
- UC Rio Ivinhema
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.