Veículo submarino remoto permitirá monitoramento de Parque Estadual Marinho

Governo do Estado do Ceará - http://www.ceara.gov.br/ - 20/04/2020
A Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) recebeu um veículo submarino operado remotamente ou ROV (do inglês Remotely Operated Underwater Vehicle) adquirido no âmbito do Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (GEF-Mar), de iniciativa do Governo Federal e coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

A aquisição do equipamento figura esforço inédito da SEMA e inovador no âmbito da gestão de Unidades de Conservação Estaduais geridas pela Secretaria. Em 2015, o Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio (PEMPRIM) foi selecionado pelo Projeto GEF Mar com vistas ao apoio da implementação de sistema globalmente significativo, representativo e eficaz de Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (AMCPs).

Entre outros insumos já destinados a UC estão o fomento para elaboração do Plano de Manejo, um veículo 4×4 e equipamentos de mergulho para apoio das atividades da gestão do PEMPRIM.

Sobre o equipamento
O ROV é um veículo submarino operado remotamente, uma espécie de robô subaquático capaz de captar imagens do fundo do mar. Sua utilização vai desde a inspeção de cascos de navios, pontes, barragens, até usos específicos para segurança portuária, indústrias de petróleo e gás, pesquisas do ecossistema marinho, entre outras diversas atividades que envolvam a realidade submersa.

No caso especial do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio (PEMPRIM), o ROV será de fundamental importância para ações de manejo da gestão da Unidade de Conservação (UC), otimizando e facilitando, principalmente, os programas de monitoramento e fiscalização, tendo em vista a configuração das paisagens marinhas submersas do PEMPRIM.

Além disso, a aquisição do equipamento contribuirá diretamente para a diminuição dos custos, e do tempo e esforço desprendido para a realização das operações previstas nos programas de sustentabilidade do plano de manejo da UC.

O Projeto GEF Mar
A aquisição do equipamento ocorreu com recursos do GEF-Mar, criado e implementado pelo Governo Federal em parceria com instituições privadas e da sociedade civil, para promover a conservação da biodiversidade marinha e costeira. O GEF-Mar busca apoiar a criação e a implementação de um Sistema de Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (AMCPs) no Brasil a fim de reduzir a perda de biodiversidade marinha e costeira. Este sistema integra diferentes categorias de UCs e outras áreas protegidas, sob diferentes estratégias de gestão. Ao todo foram selecionadas 6 (seis) Unidades de Conservação, nos estados da Bahia, Recife, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Espirito Santo. No Estado do Ceará o Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio foi contemplado como uma UC a ser apoiada pelo projeto GEF-Mar.

https://www.ceara.gov.br/2020/04/20/veiculo-submarino-remoto-permitira-monitoramento-de-parque-estadual-marinho/
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Marinho da Pedra da Risca do Meio
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.