Equipe de TV flagra queimada ao lado do rio Madeira e reserva desmatada em Porto Velho

G1 - https://g1.globo.com/ro/rondonia/natureza/amazonia/noticia - 20/09/2021
Equipe de TV flagra queimada ao lado do rio Madeira e reserva desmatada em Porto Velho
Destruição florestal também avança por outras áreas de Porto Velho, como na Terra Indígena Karipuna e no que restou da reserva extrativista Jaci-Paraná.

Por G1 RO e Bom Dia Brasil
20/09/2021

Uma equipe de TV flagrou vários focos de queimadas e áreas de desmatamento durante um sobrevoo na zona rural de Porto Velho, o 2o município do país com mais focos de calor em 2021. As imagens foram exibidas nesta segunda-feira (20) no jornal Bom Dia Brasil (assista acima).

Um dos flagrantes de incêndios florestais foi em uma área de preservação permanente bem ao lado do rio Madeira.

"Essas áreas de queimadas estão emitindo CO2, um dos principais gases que causa o efeito estufa, um dos principais agentes da mudança climática global", diz Ana Alencar, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).

A destruição florestal também avança por outras áreas de Porto Velho, como na Terra Indígena Karipuna e no que restou da reserva extrativista Jaci-Paraná, onde a equipe de reportagem flagrou várias áreas de pastagem.

Em maio, o governo de Rondônia aprovou uma lei que reduziu a reserva para apenas 20% do tamanho original.

Para ambientalistas, a medida privilegiou grileiros, que agora podem legalizar as áreas desmatadas que ficaram de fora da reserva Jaci-Paraná.

Também foram flagrados crimes ambientais na região metropolitana de Porto Velho, como em Candeias do Jamari.

No município vizinho a equipe de TV encontrou focos de queimada em áreas cadastradas em quem se declara dono dos lotes, mesmo sem o título de terra.

Queimadas em Porto Velho
De 1o de janeiro a 18 de setembro, Porto Velho teve 2.690 focos de calor, segundo dados do Insituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Segundo o Inpe, o foco de calor é um dado capturado pelos satélites de monitoramento que estão a uma altitude de 700 a 900 km sobre o planeta e os sensores do satélite registram temperaturas acima de 47oC.

Um incêndio ou uma ocorrência podem gerar um ou vários focos de calor, dependendo da extensão da linha de fogo.

Nos primeiros quinze dias de setembro, Porto Velho foi a capital com maior número de queimadas registradas no país.

Redução da Resex Jaci-Paraná
Com a aprovação da lei estadual em maio, a reserva extrativista Jaci-Paraná (que abrange os municípios de Porto Velho, Buritis e Nova Mamoré), foi reduzida de 197 mil hectares para 45 mil hectares.

Em contra partida, por causa da lei que reduziu a resex, o governador propôs criar seis Unidades de Conservação, "em áreas atualmente sem ocupação e aptidão natural para atividades agropecuárias".

De acordo com o Instituto Socioambiental (ISA), o parque está localizado nos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, sendo abrigo de espécies que constam na lista brasileira ou nas listas estaduais de espécies ameaçadas de extinção, quase ameaçadas e vulneráveis.

O que diz o governo de Rondônia?
Em nota, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) informou que suas coordenadorias têm trabalhado fortemente nas ações de prevenção e combate ao desmatamento e queimadas em todo o estado.

"Desde o começo do ano, a Sedam têm realizado inúmeras ações de fiscalização para coibir o uso ilegal de fogo, desmatamento, e a destruição da floresta. As deflagradas operações realizadas com frequência pela Sedam têm o intuito de combater aos ilícitos ambientais ocasionados dentro do estado de Rondônia, sendo que no primeiro semestre de 2021 foram desenvolvidas 146 operações, das quais cinco operações denominada "Hiléia", com vista a combater as queimadas e os desmatamentos ilegais", diz a Sedam.

Foram 418 infratores autuados por crimes ambientais e 77.460,5096 hectares de áreas embargadas, segundo a secretaria.

O estado diz ainda que algumas das operações de combate ao desmatamento tiveram apoio da Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem (GLO), como o caso da Operação Samuama, realizada no mês de julho de 2021.



https://g1.globo.com/ro/rondonia/natureza/amazonia/noticia/2021/09/20/equipe-de-tv-flagra-queimada-ao-lado-do-rio-madeira-e-reserva-desmatada-em-porto-velho.ghtml
Amazônia:Queimadas

Related Protected Areas:

  • UC Jaci Paraná
  • TI Karipuna
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.