Lula cria a primeira Floresta Nacional de seu governo

Ibama - 15/10/2003
O Diário Oficial da União publicou nesta terça-feira (14) decreto do Presidente da República que cria a primeira Floresta Nacional (Flona) deste governo. Com a criação da Flona da Mata Grande, no município de São Domingo, em Goiás, sobem para 64 as florestas nacionais administradas pelo Ibama.

Localizada no município de São Domingos (GO), a nova Unidade de Conservação tem por objetivo promover o manejo de uso múltiplo dos recursos naturais, manter e proteger os recursos hídricos e da biodiversidade, recuperar áreas degradadas, promover a educação ambiental e apoiar o desenvolvimento de métodos de exploração sustentável do Cerrado.

A Flona da Mata Grande é a segunda de Goiás. Seus 2 mil 009 hectares serão transferidos ao Ibama pelo Incra, atendendo acordo de desapropriação firmado entre a Presidência da República, o Congresso Nacional e o Ministério do Desenvolvimento Agrário. O Ibama e o Incra adotarão as medidas necessárias para efetivar a transferência das terras, objeto de compensação de área de reserva legal dos projetos agro-extrativistas de assentamento e de colonização.

Caberá ao Ibama administrar, proteger e implantar a Flona. As 64 Florestas Nacionais cobrem um total de 19 mil 401 hectares de vegetação nativa original. Do total, 36 estão na região Norte; 10, na região Sudeste; 09, na região Sul; 06, na região Nordeste; e, 02, na região Centro-Oeste
(-Ibama-Brasília-DF-15/10/03)
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Mata Grande (FLONA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.