Funcionários do IAP ameçam paralisação nos fins de semana

Jornale Curitiba - 06/02/2008
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) pode fechar suas unidades de conservação do Estado nos fins de semana e feriados. O instituto e o sindicato não entram em acordo desde que, em novembro do ano passado, o governo do Estado limitou o pagamento de horas extras a 31 por mês.

Funcionários chegaram a encaminhar um documento às autoridades estaduais do Meio Ambiente e ao governador Roberto Requião, reivindicando o pagamento integral das horas extras, a contratação de novos funcionários e a formação de um corpo de guarda-parques do Estado, entre outras medidas. No entanto, o diretor-presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, ainda não tomou conhecimento do documento e lamenta que as reivindicações tenham sido divulgadas ao público sem ter havido oportunidade prévia de negociação.

O Paraná tem 26 unidades de conservação abertas à visitação, que recebem mais de 150 mil visitantes por ano. São parques, estações ecológicas, reservas e outros espaços, entre os quais estão os parques estaduais de Vila Velha, do Guartelá, da Ilha do Mel e do Pico do Marumbi, que podem ter seu turismo prejudicado com o fechamento das unidades durante os fins de semana.

Os servidores deram um prazo até 29 de fevereiro para o governo estadual responder às reivindicações. Caso isso não ocorra, os funcionários passarão, a partir de 1.o de março, a cumprir apenas a jornada prevista nos contratos de trabalho, de 40 horas semanais, de segunda a sexta-feira. Conseqüentemente, os parques ficariam fechados nos finais de semana e feriados.
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Guartelá
  • UC Pico do Marumbi
  • UC Vila Velha
  • UC Ilha do Mel (PES)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.