Parque Estadual do Cerrado dá exemplo de sustentabilidade

www.bonde.com.br - 03/03/2008
Sediado em Jaguariaíva (região Centro Oriental paranaense), o Parque Estadual do Cerrado preserva, em seus mais de 1,8 mil hectares, um dos últimos remanescentes deste bioma no Paraná e da região sul do país. Mas não é só por esta característica que ele vem chamando a atenção dos visitantes. O parque dá exemplo de sustentabilidade ambiental: é a única Unidade de Conservação paranaense a não ter conta de luz.

"Nele é utilizado um sistema de energia solar, chamado de fotovoltaico, para gerar a eletricidade e aquecer a água usada no Centro de Visitantes, no alojamento dos pesquisadores e na casa do guarda-parque", explicou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

Placas instaladas em locais estratégicos captam os raios solares e os transformam em energia elétrica que é armazenada em 30 baterias (dez para atender cada uma das três instalações). Segundo o secretário, as baterias retém a eletricidade por até cinco dias, caso não faça sol.

Ao chegar no parque, os freqüentadores participam de palestras e recebem informativos sobre a alternativa ecologicamente correta. "Além de dar exemplo de sustentabilidade, isso também promove a educação ambiental entre os visitantes, incentivando a reflexão sobre seus hábitos de consumo", comentou Rasca. A cada mês, cerca de 120 pessoas passam pelo Cerrado.

OUTROS ATRATIVOS - O chefe do Departamento de Unidades de Conservação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Marcos Antônio Pinto, destacou outros atrativos do parque. O IAP, vinculado à Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, é responsável pela gestão das Unidades de Conservação estaduais.

"Um dos principais é o cânion formado pelas corredeiras do rio Jaguariaíva, que corta o parque", comentou. "Mas a Unidade de Conservação também conta com um museu que mostra um pouco da fauna lá encontrada, esculturas naturais feitas pelo vento e pela chuva em rochas areníticas e ainda a cachoeira do Rio Santo Antônio, com aproximadamente 40 metros de altura", completou.

LOCALIZAÇÃO - O parque fica a dez quilômetros de Jaguariaíva e aproximadamente 230 quilômetros de Curitiba é funciona de terça a domingo e também nos feriados das 8 às 17 horas. Todas as visitas são monitoradas e o acesso é gratuito. Para mais informações sobre o parque, visite o endereço eletrônico do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) (www.iap.pr.gov.br) e clique no link "Unidades de Conservação".
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Cerrado
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.